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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42967

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSILVA, Kaio Vinícius-
dc.date.accessioned2022-02-22T14:27:15Z-
dc.date.available2022-02-22T14:27:15Z-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.date.submitted2022-02-22-
dc.identifier.citationSILVA, Kaio Vinícius. Jogos africanos e o ensino de matemática: na escuta com dois professores de matemática da Educação Básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42967-
dc.description.abstractEsse presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuições que os jogos africanos, em especial os da família Mancala, podem proporcionar para o Ensino e Aprendizagem da Matemática. Para tanto, discutimos alguns trabalhos que fizeram uso dessa classe de jogos em suas pesquisas. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi organizada em duas fases. Na primeira fase realizamos um mapeamento de trabalhos que discutem sobre as potencialidades do jogo Mancala em relação à Matemática, e que abordam aspectos sociais e culturais. Para responder aos objetivos específicos relacionados a esse estudo, foram escolhidos estudos e materiais que tratam da temática dos jogos africanos como ferramenta para o Ensino e Aprendizagem da Matemática, e como meio para reconhecer e valorizar aspectos culturais dos estudantes. Na segunda fase realizamos uma entrevista semiestruturada com um professor e uma professora, ambos do Ensino Básico sobre o uso de jogos africanos. Assim, nos preocupamos em investigar as contribuições, destacadas pelos autores visitados, pela nossa própria experiência e pelas respostas dos entrevistados, sobre esses jogos para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Como principais resultados destacamos que conceitos/habilidades e ideias matemáticas relacionadas à sequência, agrupamento, quantificação, operações fundamentais da aritmética, probabilidade e porcentagem, são os que mais podem ser trabalhados através do uso dos jogos Mancala. Além disso, destacamos que os jogos africanos podem ser utilizados no combate ao racismo estrutural e a outras questões culturais que ainda são muito presentes no âmbito da educação.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectAfricanos – Cultura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleJogos africanos e o ensino de matemática: na escuta com dois professores de matemática da Educação Básica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2358343133698880pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxThis present work aims to investigate the contributions that African games, especially those of the Mancala family, can provide for the Teaching and Learning of Mathematics. For that, we discussed some works that used this class of games in their research. The research is of a qualitative nature and was organized in two phases. In the first phase, we carried out a mapping of works that discuss the potentialities of the Mancala game in relation to Mathematics, and that address social and cultural aspects. To respond to the specific objectives related to this study, studies and materials that deal with the theme of African games were chosen as a tool for the Teaching and Learning of Mathematics, and as a means to recognize and value cultural aspects of students. In the second phase, we conducted a semi structured interview with a teacher and a teacher, both from Basic Education on the use of African games. Thus, we are concerned with investigating the contributions, highlighted by the authors visited, by our own experience and by the responses of the interviewees, about these games for the teaching and learning process of Mathematics. As main results we highlight that concepts/skills and mathematical ideas related to sequence, grouping, quantification, fundamental operations of arithmetic, probability and percentage, are the ones that can be worked on the most using Mancala games. In addition, we emphasize that African games can be used to combat structural racism and other cultural issues that are still very present in the field of education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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