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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42887

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Título: Impacto do Programa Aluno Conectado no desempenho das escolas no ENEM
Autor(es): PEREIRA, Thiago Alves
Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil); Programa Aluno Conectado; Tecnologia da informação; Educação
Data do documento: 22-Mar-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEREIRA, Thiago Alves. Impacto do Programa Aluno Conectado no desempenho das escolas no ENEM. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente trabalho visa analisar o Programa Aluno Conectado do governo de Pernambuco. Essa política vigou de 2012 a 2014, com objetivo de inclusão digital por meio de distribuição de tablets entre os alunos do ensino médio das escolas estaduais. Pelo fato de a política precisar repor equipamentos para novos alunos a cada ano, assim ela tem novos elementos que iniciaram o tratamento em períodos distintos, com isso a estratégia de análise adaptou uma metodologia observando o tratamento por etapas, para não haver viés no estudo. Utilizando micro dados do ENEM, do período de 2009 a 2016, como forma de mensurar a eficácia do programa com melhorias no desempenho no exame, por meio da média das notas objetivas dos alunos dessas instituições de ensino. Para grupo de controle buscou-se as escolas estuais dos outros estados do Nordeste, pois há maior similaridade cultural, geográfica, infraestrutura e de recursos financeiros. A análise econométrica encontrou impacto positivo do Programa Aluno Conectado na nota objetiva do ENEM de 1.79 pontos, em relação a outras escolas do Nordeste não tiveram política similar. Houve avanço, especificamente, na competência de Redação com nota média de 12.05 pontos. O resultado foi significativo, porém a escala de pontuação vai até 1000 para qualquer competência. A pesquisa observou benefício de aprendizado, em relação ao ENEM, podendo o programa trazer outras melhorias não consideradas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42887
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