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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42887

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dc.contributor.advisorMOURA, Klebson Humberto de Lucena-
dc.contributor.authorPEREIRA, Thiago Alves-
dc.date.accessioned2022-02-16T15:56:32Z-
dc.date.available2022-02-16T15:56:32Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.citationPEREIRA, Thiago Alves. Impacto do Programa Aluno Conectado no desempenho das escolas no ENEM. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42887-
dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar o Programa Aluno Conectado do governo de Pernambuco. Essa política vigou de 2012 a 2014, com objetivo de inclusão digital por meio de distribuição de tablets entre os alunos do ensino médio das escolas estaduais. Pelo fato de a política precisar repor equipamentos para novos alunos a cada ano, assim ela tem novos elementos que iniciaram o tratamento em períodos distintos, com isso a estratégia de análise adaptou uma metodologia observando o tratamento por etapas, para não haver viés no estudo. Utilizando micro dados do ENEM, do período de 2009 a 2016, como forma de mensurar a eficácia do programa com melhorias no desempenho no exame, por meio da média das notas objetivas dos alunos dessas instituições de ensino. Para grupo de controle buscou-se as escolas estuais dos outros estados do Nordeste, pois há maior similaridade cultural, geográfica, infraestrutura e de recursos financeiros. A análise econométrica encontrou impacto positivo do Programa Aluno Conectado na nota objetiva do ENEM de 1.79 pontos, em relação a outras escolas do Nordeste não tiveram política similar. Houve avanço, especificamente, na competência de Redação com nota média de 12.05 pontos. O resultado foi significativo, porém a escala de pontuação vai até 1000 para qualquer competência. A pesquisa observou benefício de aprendizado, em relação ao ENEM, podendo o programa trazer outras melhorias não consideradas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.subjectPrograma Aluno Conectadopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleImpacto do Programa Aluno Conectado no desempenho das escolas no ENEMpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3523151368325742pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6278414522078224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economia / Centro Academico do Agrestept_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze the Connected Student Program of the government of Pernambuco. This policy was in force from 2012 to 2014, with the objective of digital inclusion through the distribution of tablets among high school students in state schools. Because the policy needs to replace equipment for new students each year, so it has new elements that started treatment in different periods, so the analysis strategy adapted a methodology observing the treatment in stages, so that there is no bias in the study. Using micro data from ENEM, from 2009 to 2016, as a way to measure the effectiveness of the program with improvements in exam performance, through the average of the objective grades of students from these educational institutions. For the control group, state schools in other states in the Northeast were sought, as there is greater cultural, geographical, infrastructure and financial similarity. The econometric analysis found a positive impact of the Aluno Conectado Program in the objective score of ENEM of 1.79 points, in relation to other schools in the northeast, they did not have a similar policy. There was progress, specifically, in the Writing competency with an average grade of 12.05 points. The result was significant, but the scoring scale goes up to 1000 for any competency. The research observed a learning benefit, in relation to ENEM, and the program may bring other improvements not considered.pt_BR
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