Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42855

Share on

Title: A experiência geométrica sobre quadriláteros notáveis de um grupo de estudantes do 9º ano do ensino fundamental.
Authors: SILVA, Jéssica Raianne de Lima
Keywords: Matemática (Ensino fundamental); Geometria - Estudo e ensino; Quadrilátero
Issue Date: 26-Jun-2019
Citation: SILVA, Jéssica Raianne de Lima. A experiência geométrica sobre quadriláteros notáveis de um grupo de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a experiência geométrica sobre quadriláteros notáveis de um grupo de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental durante o processo da construção do Origami. Fundamentamos o trabalho nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática que ressalta a importância da utilização em sala os materiais manipuláveis, nos Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio que descreve quais as expectativas de aprendizagem para cada nível de escolaridade nos diferentes eixos de conhecimento e na teoria dos van Hiele sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico. Essa pesquisa contém um caráter qualitativo, em que através de uma entrevista semiestruturada realizada com quatro estudantes de uma escola pública do município de Bezerros – PE analisamos quais os níveis de pensamento geométrico que os participantes apresentam bem como as estratégias de justificativas utilizadas para argumentar suas respostas. Os resultados indicam que no geral o nível de pensamento geométrico apresentado pelos participantes é na construção do nível 1.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42855
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Jéssica Raianne de Lima.pdf514,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons