Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42855

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorSILVA, Jéssica Raianne de Lima-
dc.date.accessioned2022-02-15T14:30:04Z-
dc.date.available2022-02-15T14:30:04Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.date.submitted2022-02-14-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Raianne de Lima. A experiência geométrica sobre quadriláteros notáveis de um grupo de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42855-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar a experiência geométrica sobre quadriláteros notáveis de um grupo de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental durante o processo da construção do Origami. Fundamentamos o trabalho nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática que ressalta a importância da utilização em sala os materiais manipuláveis, nos Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio que descreve quais as expectativas de aprendizagem para cada nível de escolaridade nos diferentes eixos de conhecimento e na teoria dos van Hiele sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico. Essa pesquisa contém um caráter qualitativo, em que através de uma entrevista semiestruturada realizada com quatro estudantes de uma escola pública do município de Bezerros – PE analisamos quais os níveis de pensamento geométrico que os participantes apresentam bem como as estratégias de justificativas utilizadas para argumentar suas respostas. Os resultados indicam que no geral o nível de pensamento geométrico apresentado pelos participantes é na construção do nível 1.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuadriláteropt_BR
dc.titleA experiência geométrica sobre quadriláteros notáveis de um grupo de estudantes do 9º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9802548828355252pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxThis research had the objective of analyzing the geometric experience about remarkable quadrilaterals of a group of students of the 9th grade of elementary school with the use of paper folding. We base the work on the National Curriculum Parameters: Mathematics that emphasizes the importance of being used inside the classroom the manipulable materials in the Mathematics Curriculum Parameters for Elementary and Middle School that describes the learning expectations for each level of schooling in each axis, in Van Hiele theory on the development of geometric thinking. This research has a qualitative character, in which through a semi - structured interview with four students of a public school in the city of Bezerros - PE, we analyze the levels of geometric thinking that the participants present as well as the strategies of justifications used to argue their answers . The results indicate that in general the level of geometric thinking presented by the participants is in the construction of level 1.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jéssica Raianne de Lima.pdf514,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons