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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42815
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Título: | Álgebra linear no livro didático do ensino médio: uma discussão por meio da teoria dos registros de representação semiótica. |
Autor(es): | ALEIXO, Daniel Matheus Silva |
Palavras-chave: | Álgebra Linear; Representação Semiótica; Livro Didático; Registro |
Data do documento: | 21-Dez-2021 |
Citação: | ALEIXO, Daniel Matheus Silva. ÁLGEBRA LINEAR NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: uma discussão por meio da teoria dos registros de representação semiótica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso(Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar por meio das representações semióticas de que forma a Álgebra Linear está representada nos livros didáticos do Ensino Médio. Dessa forma o aporte teórico foi baseado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval na qual defende que quando trabalhado um objeto, para haver aprendizagem, é necessário a utilização de ao menos dois registros de Representação Semiótica. A pesquisa é de natureza qualitativa, elaborada a partir de uma análise de uma coleção de livros didáticos do Ensino Médio, buscando entender quais registros são priorizados na abordagem de conteúdos de Álgebra Linear no livro didático, visto problemas vivenciados sistemas lineares, matrizes e determinantes. Assim, para atender nossos objetivos, nossa análise do livro didático foi feita através de uma investigação de como esses objetos matemáticos são abordados na exposição do conteúdo, como também uma análise das atividades propostas nos capítulos referentes a esses conteúdos, verificando em ambos os momentos o uso dos diferentes registros de representação, além de observar o uso de conversões nesses processos. Por meio da análise de dados, identificamos a prioridade do Registro Algébrico sendo mais mobilizado no capítulo de sistemas lineares e determinantes, enquanto o Registro Algébrico Matricial foi mais utilizado no capítulo referente às matrizes. Constatamos, contudo, que o Registro Algébrico foi o segundo mais frequente em matrizes, indicando sua preferência entre os demais registros observados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42815 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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