Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42815
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | ALEIXO, Daniel Matheus Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-11T15:10:29Z | - |
dc.date.available | 2022-02-11T15:10:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-10 | - |
dc.identifier.citation | ALEIXO, Daniel Matheus Silva. ÁLGEBRA LINEAR NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: uma discussão por meio da teoria dos registros de representação semiótica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso(Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42815 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar por meio das representações semióticas de que forma a Álgebra Linear está representada nos livros didáticos do Ensino Médio. Dessa forma o aporte teórico foi baseado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval na qual defende que quando trabalhado um objeto, para haver aprendizagem, é necessário a utilização de ao menos dois registros de Representação Semiótica. A pesquisa é de natureza qualitativa, elaborada a partir de uma análise de uma coleção de livros didáticos do Ensino Médio, buscando entender quais registros são priorizados na abordagem de conteúdos de Álgebra Linear no livro didático, visto problemas vivenciados sistemas lineares, matrizes e determinantes. Assim, para atender nossos objetivos, nossa análise do livro didático foi feita através de uma investigação de como esses objetos matemáticos são abordados na exposição do conteúdo, como também uma análise das atividades propostas nos capítulos referentes a esses conteúdos, verificando em ambos os momentos o uso dos diferentes registros de representação, além de observar o uso de conversões nesses processos. Por meio da análise de dados, identificamos a prioridade do Registro Algébrico sendo mais mobilizado no capítulo de sistemas lineares e determinantes, enquanto o Registro Algébrico Matricial foi mais utilizado no capítulo referente às matrizes. Constatamos, contudo, que o Registro Algébrico foi o segundo mais frequente em matrizes, indicando sua preferência entre os demais registros observados. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Álgebra Linear | pt_BR |
dc.subject | Representação Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Registro | pt_BR |
dc.title | Álgebra linear no livro didático do ensino médio: uma discussão por meio da teoria dos registros de representação semiótica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3924343333366682 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research has as the primary objective investigate how high school textbooks represent Linear Algebra content through semiotic representations. Thus, The Theory Registers of Semiotic Representation, from Duval, comprise our theoretical framework. He argues that the conceptual understanding of a mathematical object is necessary to copy with the conversion between at least two of its registers of semiotic representation. The research is qualitative, elaborated from an analysis of one high school textbooks collection. We seek to understand which representations are prioritized in the Linear Algebra content approach in the textbook, as such: linear systems, matrices, and determinants. Thus, we analyzed it on the mathematical objects approaches and the proposed activities in the chapters relating to these contents, verifying the use of different registers of representation records and conversions in these processes. We identified the Algebraic Registry of representations the more mobilized in the chapter on linear and determining systems through data analysis. As for the Matrix content, the textbook most used the matrixial representation. We found, however, that the Algebraic Registry was the second most frequent in matrices, indicating its preference among the other records observed. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC.pdf | 882,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons