Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42808
Comparte esta pagina
Título : | A exploração do conceito de área e perímetro a partir de materiais manipuláveis: uma experiência com uma aluna cega e um vidente. |
Autor : | SILVA NETA, Teófila Mendes da |
Palabras clave : | Geometria - Estudo e ensino; Educação inclusiva; Pessoas com deficiência visual; Braille (Sistema de escrita) |
Fecha de publicación : | 17-jun-2019 |
Citación : | SILVA NETO, Teófila Mendes da. A exploração do conceito de área e perímetro a partir de materiais manipuláveis: uma experiência com uma aluna cega e um vidente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | Nossa pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho de um aluno com deficiência visual e um aluno vidente do Ensino Médio em atividades envolvendo a exploração de área e perímetro em uma perspectiva inclusiva. Para tanto optamos por uma qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Utilizamos Fiorentini e Miorim (1990); Fernandes e Healy (2010); Lorenzato (2006) e Libardi (2011) como referenciais para discutir a Educação Inclusiva e o uso de materiais manipulativos. Para a realização das atividades da pesquisa foram desenvolvidos materiais manipulativos para o ensino de área e perímetro. Escolhemos trabalhar com um aluno com deficiência visual e um aluno vidente, estudantes do Ensino Médio em uma escola pública do Município de Surubim/PE. A partir das análises, percebemos que os materiais utilizados foram importantes para a realização das atividades propostas e concluímos que o uso de materiais manipuláveis nas aulas de matemática podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem de matemática. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42808 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA NETA, Teófila Mendes da.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons