Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42808

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSILVA NETA, Teófila Mendes da-
dc.date.accessioned2022-02-11T13:46:31Z-
dc.date.available2022-02-11T13:46:31Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.date.submitted2022-02-10-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Teófila Mendes da. A exploração do conceito de área e perímetro a partir de materiais manipuláveis: uma experiência com uma aluna cega e um vidente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42808-
dc.description.abstractNossa pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho de um aluno com deficiência visual e um aluno vidente do Ensino Médio em atividades envolvendo a exploração de área e perímetro em uma perspectiva inclusiva. Para tanto optamos por uma qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Utilizamos Fiorentini e Miorim (1990); Fernandes e Healy (2010); Lorenzato (2006) e Libardi (2011) como referenciais para discutir a Educação Inclusiva e o uso de materiais manipulativos. Para a realização das atividades da pesquisa foram desenvolvidos materiais manipulativos para o ensino de área e perímetro. Escolhemos trabalhar com um aluno com deficiência visual e um aluno vidente, estudantes do Ensino Médio em uma escola pública do Município de Surubim/PE. A partir das análises, percebemos que os materiais utilizados foram importantes para a realização das atividades propostas e concluímos que o uso de materiais manipuláveis nas aulas de matemática podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem de matemática.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectBraille (Sistema de escrita)pt_BR
dc.titleA exploração do conceito de área e perímetro a partir de materiais manipuláveis: uma experiência com uma aluna cega e um vidente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0563943262709493pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxOur research had as objective to analyze the performance of a student with visual impairment and a seer student of hight school in activities involving the exploration of area and perimeter in an inclusive perspective. For this we opted for a qualitative, characterized as a case study. We use Fiorentini and Miorim (1990); Fernandes and Healy (2010); Lorenzato (2006) and Libardi (2011) as references to discuss Inclusive Education and the use of manipulative materials. For the realization of the research activities were included the manipulatory resources for the teaching of area and perimeter. We chose to work with a visually impaired student and a seer student, high school students at a public school in the municipality of Surubim / PE. From the analysis, we realized that the materials used were important for carrying out the proposed activities and concluded that the use of manipulatives in mathematics classes can facilitate the teaching and learning process of mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA NETA, Teófila Mendes da.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons