Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42808

Share on

Title: A exploração do conceito de área e perímetro a partir de materiais manipuláveis: uma experiência com uma aluna cega e um vidente.
Authors: SILVA NETA, Teófila Mendes da
Keywords: Geometria - Estudo e ensino; Educação inclusiva; Pessoas com deficiência visual; Braille (Sistema de escrita)
Issue Date: 17-Jun-2019
Citation: SILVA NETO, Teófila Mendes da. A exploração do conceito de área e perímetro a partir de materiais manipuláveis: uma experiência com uma aluna cega e um vidente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Nossa pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho de um aluno com deficiência visual e um aluno vidente do Ensino Médio em atividades envolvendo a exploração de área e perímetro em uma perspectiva inclusiva. Para tanto optamos por uma qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Utilizamos Fiorentini e Miorim (1990); Fernandes e Healy (2010); Lorenzato (2006) e Libardi (2011) como referenciais para discutir a Educação Inclusiva e o uso de materiais manipulativos. Para a realização das atividades da pesquisa foram desenvolvidos materiais manipulativos para o ensino de área e perímetro. Escolhemos trabalhar com um aluno com deficiência visual e um aluno vidente, estudantes do Ensino Médio em uma escola pública do Município de Surubim/PE. A partir das análises, percebemos que os materiais utilizados foram importantes para a realização das atividades propostas e concluímos que o uso de materiais manipuláveis nas aulas de matemática podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem de matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42808
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA NETA, Teófila Mendes da.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons