Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42808
Share on
Title: | A exploração do conceito de área e perímetro a partir de materiais manipuláveis: uma experiência com uma aluna cega e um vidente. |
Authors: | SILVA NETA, Teófila Mendes da |
Keywords: | Geometria - Estudo e ensino; Educação inclusiva; Pessoas com deficiência visual; Braille (Sistema de escrita) |
Issue Date: | 17-Jun-2019 |
Citation: | SILVA NETO, Teófila Mendes da. A exploração do conceito de área e perímetro a partir de materiais manipuláveis: uma experiência com uma aluna cega e um vidente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Nossa pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho de um aluno com deficiência visual e um aluno vidente do Ensino Médio em atividades envolvendo a exploração de área e perímetro em uma perspectiva inclusiva. Para tanto optamos por uma qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Utilizamos Fiorentini e Miorim (1990); Fernandes e Healy (2010); Lorenzato (2006) e Libardi (2011) como referenciais para discutir a Educação Inclusiva e o uso de materiais manipulativos. Para a realização das atividades da pesquisa foram desenvolvidos materiais manipulativos para o ensino de área e perímetro. Escolhemos trabalhar com um aluno com deficiência visual e um aluno vidente, estudantes do Ensino Médio em uma escola pública do Município de Surubim/PE. A partir das análises, percebemos que os materiais utilizados foram importantes para a realização das atividades propostas e concluímos que o uso de materiais manipuláveis nas aulas de matemática podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem de matemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42808 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA NETA, Teófila Mendes da.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License