Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42795

Compartilhe esta página

Título: Entre o vírus e o currículo: prática docente na escola do campo no município de Caruaru-PE
Autor(es): SILVA, Janekelle Cristina da
Palavras-chave: Prática docente; Currículo; Pandemia; Educação do campo
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: SILVA, Janekelle Cristina da. Entre o vírus e o currículo: prática docente na escola do campo no município de Caruaru-PE
Abstract: Neste artigo tratamos da prática docente no contexto da educação do campo em tempos de pandemia. Tomamos por objetivo compreender a prática docente frente a organização curricular de uma escola do campo do município de Caruaru-PE, em tempos de pandemia. Neste sentido, tomamos como referência para tratar da Prática Docente Melo (2014) e Cruz (2007); para discutir a Educação do Campo Caldart (2004, 2011, 2012) e Arroyo, Caldart e Molina (2011); e para tratar sobre a pandemia da COVID-19 Kohan (2020) e Freitas e Pena (2020). Enquanto caminho metodológico adotam os a abordagem qualitativa (MINAYO, 2009) e como procedimento metodológico para a obtenção de dados, a entrevista. Os participantes foram duas professoras atuantes na Educação do Campo. Os achados da pesquisa revelam, que a prática docente na Educação do Campo no município de Caruaru no período de pandemia tem se orientado pelo currículo reestruturado pela SEDUC sem a participação dos professores, a qual priorizou os conteúdos das áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Evidenciou-se que a organização da prática docente parte de ações de resistência frente às investidas de projetos pedagógicos e avaliações externas que se acentuaram neste período. Desta forma, consideramos que a prática docente enquanto tradutora do currículo e inscrita num contexto de disputa, dispõe de possibilidades transformadoras na formação humana, contrária à perspectiva mercadológica e racional imprimida nas práticas escolares. Assim, a prática docente se configura como um lugar de complexidade, resistência e luta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42795
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre o vírus e o currículo- prática docente na escola do campo no municipio de Caruaru-Pe (PDF).pdf346,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons