Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42795
Comparte esta pagina
Título : | Entre o vírus e o currículo: prática docente na escola do campo no município de Caruaru-PE |
Autor : | SILVA, Janekelle Cristina da |
Palabras clave : | Prática docente; Currículo; Pandemia; Educação do campo |
Fecha de publicación : | 17-dic-2021 |
Citación : | SILVA, Janekelle Cristina da. Entre o vírus e o currículo: prática docente na escola do campo no município de Caruaru-PE |
Resumen : | Neste artigo tratamos da prática docente no contexto da educação do campo em tempos de pandemia. Tomamos por objetivo compreender a prática docente frente a organização curricular de uma escola do campo do município de Caruaru-PE, em tempos de pandemia. Neste sentido, tomamos como referência para tratar da Prática Docente Melo (2014) e Cruz (2007); para discutir a Educação do Campo Caldart (2004, 2011, 2012) e Arroyo, Caldart e Molina (2011); e para tratar sobre a pandemia da COVID-19 Kohan (2020) e Freitas e Pena (2020). Enquanto caminho metodológico adotam os a abordagem qualitativa (MINAYO, 2009) e como procedimento metodológico para a obtenção de dados, a entrevista. Os participantes foram duas professoras atuantes na Educação do Campo. Os achados da pesquisa revelam, que a prática docente na Educação do Campo no município de Caruaru no período de pandemia tem se orientado pelo currículo reestruturado pela SEDUC sem a participação dos professores, a qual priorizou os conteúdos das áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Evidenciou-se que a organização da prática docente parte de ações de resistência frente às investidas de projetos pedagógicos e avaliações externas que se acentuaram neste período. Desta forma, consideramos que a prática docente enquanto tradutora do currículo e inscrita num contexto de disputa, dispõe de possibilidades transformadoras na formação humana, contrária à perspectiva mercadológica e racional imprimida nas práticas escolares. Assim, a prática docente se configura como um lugar de complexidade, resistência e luta. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42795 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Entre o vírus e o currículo- prática docente na escola do campo no municipio de Caruaru-Pe (PDF).pdf | 346,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons