Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42795
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Janekelle Cristina da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T16:25:45Z | - |
dc.date.available | 2022-02-10T16:25:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Janekelle Cristina da. Entre o vírus e o currículo: prática docente na escola do campo no município de Caruaru-PE | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42795 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo tratamos da prática docente no contexto da educação do campo em tempos de pandemia. Tomamos por objetivo compreender a prática docente frente a organização curricular de uma escola do campo do município de Caruaru-PE, em tempos de pandemia. Neste sentido, tomamos como referência para tratar da Prática Docente Melo (2014) e Cruz (2007); para discutir a Educação do Campo Caldart (2004, 2011, 2012) e Arroyo, Caldart e Molina (2011); e para tratar sobre a pandemia da COVID-19 Kohan (2020) e Freitas e Pena (2020). Enquanto caminho metodológico adotam os a abordagem qualitativa (MINAYO, 2009) e como procedimento metodológico para a obtenção de dados, a entrevista. Os participantes foram duas professoras atuantes na Educação do Campo. Os achados da pesquisa revelam, que a prática docente na Educação do Campo no município de Caruaru no período de pandemia tem se orientado pelo currículo reestruturado pela SEDUC sem a participação dos professores, a qual priorizou os conteúdos das áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Evidenciou-se que a organização da prática docente parte de ações de resistência frente às investidas de projetos pedagógicos e avaliações externas que se acentuaram neste período. Desta forma, consideramos que a prática docente enquanto tradutora do currículo e inscrita num contexto de disputa, dispõe de possibilidades transformadoras na formação humana, contrária à perspectiva mercadológica e racional imprimida nas práticas escolares. Assim, a prática docente se configura como um lugar de complexidade, resistência e luta. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Entre o vírus e o currículo: prática docente na escola do campo no município de Caruaru-PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7531333741775253 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Entre o vírus e o currículo- prática docente na escola do campo no municipio de Caruaru-Pe (PDF).pdf | 346,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons