Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42770
Share on
Title: | Concepções de professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o uso da calculadora em aulas de matemática. |
Authors: | MATIAS, Luanna de Melo |
Keywords: | Matemática (Ensino fundamental); Professores de matemática; Máquinas de calcular; Tecnologia |
Issue Date: | 21-Aug-2019 |
Citation: | MATIAS, Luanna de Melo. Concepções de professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o uso da calculadora em aulas de matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o discurso de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre o uso da calculadora em sala de aula de uma escola pública do município de Brejo da Madre de Deus/PE. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Que considerações professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental fazem sobre a calculadora na sala de aula? A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aberto aplicado a três professores de Matemática. Inicialmente buscou-se trazer um pouco da importância das tecnologias em sala de aula, mas especificamente a calculadora, apresentamos o que afirma os documentos curriculares sobre o uso dessas tecnologias na educação básica, com algumas contribuições de Selva e Borba (2010) sobre o uso da calculadora. A partir disso, pudemos perceber que os professores ainda hoje, apesar de vivermos em uma era digital, encontram dificuldades em trabalhar com recursos tecnológicos, principalmente a calculadora. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42770 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MATIAS, Luanna de Melo.pdf | 520,4 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License