Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42770

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorMATIAS, Luanna de Melo-
dc.date.accessioned2022-02-09T13:24:10Z-
dc.date.available2022-02-09T13:24:10Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.date.submitted2022-02-08-
dc.identifier.citationMATIAS, Luanna de Melo. Concepções de professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o uso da calculadora em aulas de matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42770-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral analisar o discurso de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre o uso da calculadora em sala de aula de uma escola pública do município de Brejo da Madre de Deus/PE. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Que considerações professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental fazem sobre a calculadora na sala de aula? A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aberto aplicado a três professores de Matemática. Inicialmente buscou-se trazer um pouco da importância das tecnologias em sala de aula, mas especificamente a calculadora, apresentamos o que afirma os documentos curriculares sobre o uso dessas tecnologias na educação básica, com algumas contribuições de Selva e Borba (2010) sobre o uso da calculadora. A partir disso, pudemos perceber que os professores ainda hoje, apesar de vivermos em uma era digital, encontram dificuldades em trabalhar com recursos tecnológicos, principalmente a calculadora.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectMáquinas de calcularpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleConcepções de professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o uso da calculadora em aulas de matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze the discourse of elementary school teachers about the use of the calculator in the classroom of a public school in the city of Brejo da Madre de Deus / PE. The research is characterized as qualitative and was developed from the following question: What considerations do mathematics teachers of the final years of elementary school make about the calculator in the classroom? Data collection was performed through an open questionnaire applied to three math teachers, seeking to know if they used the calculator in their classes. Initially we tried to bring some of the importance of technologies in the classroom, but specifically the calculator, we present what the curriculum documents on the use of these technologies in basic education state, with some contributions from Selva and Borba (2010) on the use Calculator From this, we could see that teachers even today, despite living in a digital age, find it difficult to work with technological resources, especially the calculator.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATIAS, Luanna de Melo.pdf520,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons