Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42769

Compartilhe esta página

Título: Descrevendo o devir professor de matemática.
Autor(es): FERREIRA, Helenilson Marques
Palavras-chave: Professores de matemática; Diferença (Filosofia); Subjetividade; Experiência
Data do documento: 9-Jul-2019
Citação: FERREIRA, Helenilson Marques. Descrevendo o devir professor de matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O ensino da matemática proporciona para os pesquisadores da área, campos onde se estudam procedimentos metodológicos, as descobertas e/ou aperfeiçoamentos de fórmulas e entre tantas outras coisas, porém pouco se vê o sujeito professor de matemática como objeto de estudo. Foi a partir desta condição, que este trabalho foi pensado e reproduzido, tendo como público alvo os licenciandos, sobretudo aqueles que já ensinam, pois, proporciona uma reflexão acerca das suas práticas pedagógicas e associa ao relacionamento professor/aluno. Como aporte teórico, foi usado a Filosofia da Diferença, onde traz abordagem significativa para a compreensão do devir e de seus elementos. Com isso, o trabalho buscou descrever o devir professor de matemática, ou seja, as subjetivações, experiências, marcas e o cuidado de si, elementos esses que compõem o sujeito no decorrer de sua existência. Para a elaboração deste trabalho, foi selecionada uma turma do sétimo período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste. O motivo dessa turma tem-se por acreditar que existia uma probabilidade maior de ter alunos que já tinham experiência em sala de aula. Posteriormente, foi aplicado um questionário onde buscou selecionar um sujeito para a entrevista. A entrevista foi baseada no mapa narrativo, que consiste em uma junção de uma entrevista semiestruturada acompanhada de um desenho que diz respeito aquilo que está sendo estudado. Portanto, enquanto o sujeito responde as perguntas, o mesmo fazia um desenho que representasse aquela etapa. Os resultados obtidos mostraram um percurso longo e árduo, trazendo assim às subjetivações, as experiências, as marcas de um sujeito que entendia e conhecia cada fase de sua vida, detalhando-a de forma contundente e precisa, possibilitando uma viajem em seu devir.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42769
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, Helenilson Marques.pdf607,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons