Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42769

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorFERREIRA, Helenilson Marques-
dc.date.accessioned2022-02-09T13:23:51Z-
dc.date.available2022-02-09T13:23:51Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.date.submitted2022-02-08-
dc.identifier.citationFERREIRA, Helenilson Marques. Descrevendo o devir professor de matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42769-
dc.description.abstractO ensino da matemática proporciona para os pesquisadores da área, campos onde se estudam procedimentos metodológicos, as descobertas e/ou aperfeiçoamentos de fórmulas e entre tantas outras coisas, porém pouco se vê o sujeito professor de matemática como objeto de estudo. Foi a partir desta condição, que este trabalho foi pensado e reproduzido, tendo como público alvo os licenciandos, sobretudo aqueles que já ensinam, pois, proporciona uma reflexão acerca das suas práticas pedagógicas e associa ao relacionamento professor/aluno. Como aporte teórico, foi usado a Filosofia da Diferença, onde traz abordagem significativa para a compreensão do devir e de seus elementos. Com isso, o trabalho buscou descrever o devir professor de matemática, ou seja, as subjetivações, experiências, marcas e o cuidado de si, elementos esses que compõem o sujeito no decorrer de sua existência. Para a elaboração deste trabalho, foi selecionada uma turma do sétimo período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste. O motivo dessa turma tem-se por acreditar que existia uma probabilidade maior de ter alunos que já tinham experiência em sala de aula. Posteriormente, foi aplicado um questionário onde buscou selecionar um sujeito para a entrevista. A entrevista foi baseada no mapa narrativo, que consiste em uma junção de uma entrevista semiestruturada acompanhada de um desenho que diz respeito aquilo que está sendo estudado. Portanto, enquanto o sujeito responde as perguntas, o mesmo fazia um desenho que representasse aquela etapa. Os resultados obtidos mostraram um percurso longo e árduo, trazendo assim às subjetivações, as experiências, as marcas de um sujeito que entendia e conhecia cada fase de sua vida, detalhando-a de forma contundente e precisa, possibilitando uma viajem em seu devir.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleDescrevendo o devir professor de matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7268088669153726pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of mathematics provides researchers in the field, fields where methodological procedures are studied, the discoveries and / or improvements of formulas and among many other things, but little is seen the subject teacher of mathematics as object of study. It was from this condition, that this work was thought and reproduced, having as target audience the undergraduates, especially those who already teach, as it provides a reflection on their pedagogical practices and associates with the teacher / student relationship. As a theoretical basis, the Philosophy of Difference was used, which brings a significant approach to the understanding of becoming and its elements. With this, the work sought to describe the becoming teacher of mathematics, that is, the subjectivations, experiences, marks and self-care, these elements that compose the subject throughout its existence. For the elaboration of this work, a class of the seventh period of the degree course in Mathematics of the Federal University of Pernambuco of the Academic Center of Agreste was selected. The reason for this class is because they believed that there was a greater likelihood of having students who already had classroom experience. Subsequently, a questionnaire was applied to select a subject for the interview. The interview was based on the narrative map, which consists of a junction of a semi-structured interview accompanied by a drawing that concerns what is being studied. Therefore, while the subject answers the questions, he made a drawing that represented that step. The results obtained showed a long and arduous journey, thus bringing to the subjectivations, the experiences, the marks of a subject who understood and knew each phase of his life, detailing it in a sharp and precise way, enabling a journey in his future.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FERREIRA, Helenilson Marques.pdf607,28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons