Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42769
Comparte esta pagina
Título : | Descrevendo o devir professor de matemática. |
Autor : | FERREIRA, Helenilson Marques |
Palabras clave : | Professores de matemática; Diferença (Filosofia); Subjetividade; Experiência |
Fecha de publicación : | 9-jul-2019 |
Citación : | FERREIRA, Helenilson Marques. Descrevendo o devir professor de matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | O ensino da matemática proporciona para os pesquisadores da área, campos onde se estudam procedimentos metodológicos, as descobertas e/ou aperfeiçoamentos de fórmulas e entre tantas outras coisas, porém pouco se vê o sujeito professor de matemática como objeto de estudo. Foi a partir desta condição, que este trabalho foi pensado e reproduzido, tendo como público alvo os licenciandos, sobretudo aqueles que já ensinam, pois, proporciona uma reflexão acerca das suas práticas pedagógicas e associa ao relacionamento professor/aluno. Como aporte teórico, foi usado a Filosofia da Diferença, onde traz abordagem significativa para a compreensão do devir e de seus elementos. Com isso, o trabalho buscou descrever o devir professor de matemática, ou seja, as subjetivações, experiências, marcas e o cuidado de si, elementos esses que compõem o sujeito no decorrer de sua existência. Para a elaboração deste trabalho, foi selecionada uma turma do sétimo período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste. O motivo dessa turma tem-se por acreditar que existia uma probabilidade maior de ter alunos que já tinham experiência em sala de aula. Posteriormente, foi aplicado um questionário onde buscou selecionar um sujeito para a entrevista. A entrevista foi baseada no mapa narrativo, que consiste em uma junção de uma entrevista semiestruturada acompanhada de um desenho que diz respeito aquilo que está sendo estudado. Portanto, enquanto o sujeito responde as perguntas, o mesmo fazia um desenho que representasse aquela etapa. Os resultados obtidos mostraram um percurso longo e árduo, trazendo assim às subjetivações, as experiências, as marcas de um sujeito que entendia e conhecia cada fase de sua vida, detalhando-a de forma contundente e precisa, possibilitando uma viajem em seu devir. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42769 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERREIRA, Helenilson Marques.pdf | 607,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons