Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42767
Compartilhe esta página
Título: | Serviço público como expectativa profissional para os formandos em Administração: um [Re] pensar a partir das âncoras de carreiras. |
Autor(es): | SALES, Mariane Lima de |
Palavras-chave: | Administradores de empresa; Serviço público; Interesse profissional; Carreiras públicas |
Data do documento: | 7-Dez-2015 |
Citação: | SALES, Mariane Lima de. Serviço público como expectativa profissional para os formandos em Administração: um [Re] pensar a partir das âncoras de carreiras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015. |
Abstract: | Nos últimos anos observa-se a procura crescente dos recém-formados do ensino superior pelo serviço público e não é difícil encontrar egressos do curso de administração, já que este representa o maior contingente de estudantes universitários no Brasil. Devido a relevância do profissional da administração para as organizações e para a sociedade, cabe a preocupação de conhecer quais áreas para atuação profissional estão sendo escolhidas por esses estudantes. Logo, o objetivo norteador deste estudo é explorar as expectativas profissionais dos discentes do curso de administração a partir da abordagem das âncoras de carreira. Para fundamentar as análises fez-se uso da temática sobre destinação profissional, em especial as âncoras de carreira de Schein (1993) e a expectativa profissional dos discentes, bem como o que faz um administrador enquanto praticante da função administrativa. No que se refere à classificação, quanto aos objetivos trata-se de um estudo descritivo-explicativo e, quanto aos procedimentos técnicos, um levantamento. Para execução deste trabalho empregou-se um questionário elaborado com base em outros estudos sobre o tema e, para as análises, a estatística descritiva. A hipótese de trabalho adotada é que os discentes têm o serviço público como expectativa profissional ao concluírem a graduação em administração. Os resultados se mostram emblemáticos, uma vez que a hipótese foi confirmada e a partir das âncoras de carreira percebe-se que os formandos em administração apresentam como últimas âncoras a “Aptidão Gerência Geral” e “Criatividade empreendedora”, mais ligadas à atividade administrativa. Desse modo, este estudo contribui para um [re]pensar sobre as expectativas profissionais dos graduandos, com base na abordagem das âncoras, e sobre o papel do curso de administração na formação de profissionais ao mercado de trabalho. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42767 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SALES, Mariane Lima de.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons