Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42767

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorXAVIER FILHO, José Lindenberg Julião-
dc.contributor.authorSALES, Mariane Lima de-
dc.date.accessioned2022-02-09T13:15:54Z-
dc.date.available2022-02-09T13:15:54Z-
dc.date.issued2015-12-07-
dc.date.submitted2022-02-08-
dc.identifier.citationSALES, Mariane Lima de. Serviço público como expectativa profissional para os formandos em Administração: um [Re] pensar a partir das âncoras de carreiras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42767-
dc.description.abstractNos últimos anos observa-se a procura crescente dos recém-formados do ensino superior pelo serviço público e não é difícil encontrar egressos do curso de administração, já que este representa o maior contingente de estudantes universitários no Brasil. Devido a relevância do profissional da administração para as organizações e para a sociedade, cabe a preocupação de conhecer quais áreas para atuação profissional estão sendo escolhidas por esses estudantes. Logo, o objetivo norteador deste estudo é explorar as expectativas profissionais dos discentes do curso de administração a partir da abordagem das âncoras de carreira. Para fundamentar as análises fez-se uso da temática sobre destinação profissional, em especial as âncoras de carreira de Schein (1993) e a expectativa profissional dos discentes, bem como o que faz um administrador enquanto praticante da função administrativa. No que se refere à classificação, quanto aos objetivos trata-se de um estudo descritivo-explicativo e, quanto aos procedimentos técnicos, um levantamento. Para execução deste trabalho empregou-se um questionário elaborado com base em outros estudos sobre o tema e, para as análises, a estatística descritiva. A hipótese de trabalho adotada é que os discentes têm o serviço público como expectativa profissional ao concluírem a graduação em administração. Os resultados se mostram emblemáticos, uma vez que a hipótese foi confirmada e a partir das âncoras de carreira percebe-se que os formandos em administração apresentam como últimas âncoras a “Aptidão Gerência Geral” e “Criatividade empreendedora”, mais ligadas à atividade administrativa. Desse modo, este estudo contribui para um [re]pensar sobre as expectativas profissionais dos graduandos, com base na abordagem das âncoras, e sobre o papel do curso de administração na formação de profissionais ao mercado de trabalho.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministradores de empresapt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectInteresse profissionalpt_BR
dc.subjectCarreiras públicaspt_BR
dc.titleServiço público como expectativa profissional para os formandos em Administração: um [Re] pensar a partir das âncoras de carreiras.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7926047003704441pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5224764351459285pt_BR
dc.description.abstractxDemand for the public service as a professional destination has grown in recent years in Brazil, particularly the graduate students in management (business administration). Because of the importance of professional management for organizations and society, it is a concern to know which areas to professional activities are being chosen by these students. Thus, the guiding aim of this study is to explore the professional expectations of the management of the course students from the approach of career anchors. To support the analysis was done using the theme of professional destination, especially Schein’s Career Anchors and the professional expectations of students, as well as what makes an administrator while practicing administrative function. With regard to the classification, on the objectives it is a descriptive-explanatory study and, on the technical procedures, a survey. For the implementation of this work we used a questionnaire designed based on other papers on the subject and, for analysis, descriptive statistics. The working hypothesis adopted is that students have the public service as a professional expectation after complete of administration undergraduate course. The results are shown emblematic, since the hypothesis was confirmed and from the career anchors is perceived that the students in administration presented as the last anchors the “General Managerial” and “Entrepreneurial Creativity”, both more linked to managerial activities. Thus, this study contributes to [re]think about the professional expectations of the students, based on the approach of the Schein’s Carrer Anchors, and the role of management course in training professionals to the labor market.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SALES, Mariane Lima de.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons