Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42767
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | XAVIER FILHO, José Lindenberg Julião | - |
dc.contributor.author | SALES, Mariane Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-09T13:15:54Z | - |
dc.date.available | 2022-02-09T13:15:54Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-08 | - |
dc.identifier.citation | SALES, Mariane Lima de. Serviço público como expectativa profissional para os formandos em Administração: um [Re] pensar a partir das âncoras de carreiras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42767 | - |
dc.description.abstract | Nos últimos anos observa-se a procura crescente dos recém-formados do ensino superior pelo serviço público e não é difícil encontrar egressos do curso de administração, já que este representa o maior contingente de estudantes universitários no Brasil. Devido a relevância do profissional da administração para as organizações e para a sociedade, cabe a preocupação de conhecer quais áreas para atuação profissional estão sendo escolhidas por esses estudantes. Logo, o objetivo norteador deste estudo é explorar as expectativas profissionais dos discentes do curso de administração a partir da abordagem das âncoras de carreira. Para fundamentar as análises fez-se uso da temática sobre destinação profissional, em especial as âncoras de carreira de Schein (1993) e a expectativa profissional dos discentes, bem como o que faz um administrador enquanto praticante da função administrativa. No que se refere à classificação, quanto aos objetivos trata-se de um estudo descritivo-explicativo e, quanto aos procedimentos técnicos, um levantamento. Para execução deste trabalho empregou-se um questionário elaborado com base em outros estudos sobre o tema e, para as análises, a estatística descritiva. A hipótese de trabalho adotada é que os discentes têm o serviço público como expectativa profissional ao concluírem a graduação em administração. Os resultados se mostram emblemáticos, uma vez que a hipótese foi confirmada e a partir das âncoras de carreira percebe-se que os formandos em administração apresentam como últimas âncoras a “Aptidão Gerência Geral” e “Criatividade empreendedora”, mais ligadas à atividade administrativa. Desse modo, este estudo contribui para um [re]pensar sobre as expectativas profissionais dos graduandos, com base na abordagem das âncoras, e sobre o papel do curso de administração na formação de profissionais ao mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.format.extent | 69p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Administradores de empresa | pt_BR |
dc.subject | Serviço público | pt_BR |
dc.subject | Interesse profissional | pt_BR |
dc.subject | Carreiras públicas | pt_BR |
dc.title | Serviço público como expectativa profissional para os formandos em Administração: um [Re] pensar a partir das âncoras de carreiras. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7926047003704441 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5224764351459285 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Demand for the public service as a professional destination has grown in recent years in Brazil, particularly the graduate students in management (business administration). Because of the importance of professional management for organizations and society, it is a concern to know which areas to professional activities are being chosen by these students. Thus, the guiding aim of this study is to explore the professional expectations of the management of the course students from the approach of career anchors. To support the analysis was done using the theme of professional destination, especially Schein’s Career Anchors and the professional expectations of students, as well as what makes an administrator while practicing administrative function. With regard to the classification, on the objectives it is a descriptive-explanatory study and, on the technical procedures, a survey. For the implementation of this work we used a questionnaire designed based on other papers on the subject and, for analysis, descriptive statistics. The working hypothesis adopted is that students have the public service as a professional expectation after complete of administration undergraduate course. The results are shown emblematic, since the hypothesis was confirmed and from the career anchors is perceived that the students in administration presented as the last anchors the “General Managerial” and “Entrepreneurial Creativity”, both more linked to managerial activities. Thus, this study contributes to [re]think about the professional expectations of the students, based on the approach of the Schein’s Carrer Anchors, and the role of management course in training professionals to the labor market. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SALES, Mariane Lima de.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons