Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42753

Comparte esta pagina

Título : O ensino de probabilidade com alunos do 9º ano do ensino fundamental: contribuições do jogo “Corrida de cavalos” na perspectiva da resolução de problemas.
Autor : ANDRADE, Ayrlen Lee Santos de
Palabras clave : Matemática (Ensino fundamental); Probabilidades; Estatística; Jogos no ensino de matemática; Aprendizagem baseada em problemas
Fecha de publicación : 25-jul-2019
Citación : ANDRADE, Ayrlen Lee Santos de. O ensino de probabilidade com alunos do 9º ano do ensino fundamental: contribuições do jogo “Corrida de cavalos” na perspectiva da resolução de problemas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Esse projeto busca apresenta a indicação dos documentos oficiais para o ensino de probabilidade, a influência do lúdico na aprendizagem matemática, o uso do jogo e a resolução de problemas como metodologia de ensino em aulas de Matemática. Teve como objetivo investigar as contribuições da resolução de problemas a partir do jogo “Corrida Cavalos” como introdução ao estudo de probabilidade. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa descritiva. Nossa pesquisa se baseia em estudos já realizados sobre o tema, análises dos documentos oficiais e coleta de dados realizados em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de Surubim/PE. Reforça as indicações de que o jogo e a resolução de problemas contribuem com o processo de aprendizagem com compreensão e apoia sua inserção como estratégia curricular para o ensino de matemática.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42753
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANDRADE, Ayrlen Lee Santos de.pdf2,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons