Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42753

Share on

Title: O ensino de probabilidade com alunos do 9º ano do ensino fundamental: contribuições do jogo “Corrida de cavalos” na perspectiva da resolução de problemas.
Authors: ANDRADE, Ayrlen Lee Santos de
Keywords: Matemática (Ensino fundamental); Probabilidades; Estatística; Jogos no ensino de matemática; Aprendizagem baseada em problemas
Issue Date: 25-Jul-2019
Citation: ANDRADE, Ayrlen Lee Santos de. O ensino de probabilidade com alunos do 9º ano do ensino fundamental: contribuições do jogo “Corrida de cavalos” na perspectiva da resolução de problemas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Esse projeto busca apresenta a indicação dos documentos oficiais para o ensino de probabilidade, a influência do lúdico na aprendizagem matemática, o uso do jogo e a resolução de problemas como metodologia de ensino em aulas de Matemática. Teve como objetivo investigar as contribuições da resolução de problemas a partir do jogo “Corrida Cavalos” como introdução ao estudo de probabilidade. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa descritiva. Nossa pesquisa se baseia em estudos já realizados sobre o tema, análises dos documentos oficiais e coleta de dados realizados em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de Surubim/PE. Reforça as indicações de que o jogo e a resolução de problemas contribuem com o processo de aprendizagem com compreensão e apoia sua inserção como estratégia curricular para o ensino de matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42753
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRADE, Ayrlen Lee Santos de.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons