Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42753

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorANDRADE, Ayrlen Lee Santos de-
dc.date.accessioned2022-02-08T12:36:00Z-
dc.date.available2022-02-08T12:36:00Z-
dc.date.issued2019-07-25-
dc.date.submitted2022-02-07-
dc.identifier.citationANDRADE, Ayrlen Lee Santos de. O ensino de probabilidade com alunos do 9º ano do ensino fundamental: contribuições do jogo “Corrida de cavalos” na perspectiva da resolução de problemas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42753-
dc.description.abstractEsse projeto busca apresenta a indicação dos documentos oficiais para o ensino de probabilidade, a influência do lúdico na aprendizagem matemática, o uso do jogo e a resolução de problemas como metodologia de ensino em aulas de Matemática. Teve como objetivo investigar as contribuições da resolução de problemas a partir do jogo “Corrida Cavalos” como introdução ao estudo de probabilidade. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa descritiva. Nossa pesquisa se baseia em estudos já realizados sobre o tema, análises dos documentos oficiais e coleta de dados realizados em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de Surubim/PE. Reforça as indicações de que o jogo e a resolução de problemas contribuem com o processo de aprendizagem com compreensão e apoia sua inserção como estratégia curricular para o ensino de matemática.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleO ensino de probabilidade com alunos do 9º ano do ensino fundamental: contribuições do jogo “Corrida de cavalos” na perspectiva da resolução de problemas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8667441434890501pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThis project seeks to analyze the teaching of probability in the perspective of problem solving from the horse racing game with students of the 9th grade of Elementary School. It presents the official documents for teaching probability, the influence of the playful in mathematical learning, the use of the game and the problem solving as teaching methodology in mathematics classes. It aimed to investigate the contributions of problem solving from the game "Race Horses" as an introduction to the study of probability. It is characterized as a field research, in a qualitative descriptive approach. Our research is based on studies already done on the subject, analyzes of official documents and data collection performed in a class of the 9th grade of elementary school in a school in the municipality of Surubim / PE. It reinforces the indications that play and problem solving contribute to the learning process with understanding and supports its insertion as a curriculum strategy for teaching mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANDRADE, Ayrlen Lee Santos de.pdf2,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons