Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42718

Compartilhe esta página

Título: A abordagem do conceito de área em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio.
Autor(es): SILVA, Vicente Vinícius Matias
Palavras-chave: Matemática (Ensino médio); Áreas - Estudo e ensino; Livros didáticos
Data do documento: 18-Dez-2018
Citação: SILVA, Vicente Vinícius Matias. A abordagem do conceito de área em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Esta pesquisa tem como finalidade investigar a abordagem do conceito de área em uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. Utilizamos como critérios para escolha da coleção o fato de ser utilizada em uma escola pública do município de São Caitano-PE e ter sido aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD. Em linhas gerais, essa investigação considerou, entre outras coisas, construir uma visão geral da forma como o conceito de área é abordado na coleção e, especificamente, identificar e analisar as atividades propostas no livro sobre esse conceito. O aporte teórico foi constituído de uma fundamentação da ideia de conceito a partir da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990) e dos trabalhos de Focco (2003) e Ferreira (2010) acerca do conceito de área. Encontramos o conceito de área em diversas temáticas, de maneira podemos relacionar os conceitos e situações, assim utilizamos esses aportes para classificar as atividades de Área identificadas em cada livro da coleção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42718
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Vicente Vinícius Matias.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons