Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42718

Comparte esta pagina

Título : A abordagem do conceito de área em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio.
Autor : SILVA, Vicente Vinícius Matias
Palabras clave : Matemática (Ensino médio); Áreas - Estudo e ensino; Livros didáticos
Fecha de publicación : 18-dic-2018
Citación : SILVA, Vicente Vinícius Matias. A abordagem do conceito de área em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : Esta pesquisa tem como finalidade investigar a abordagem do conceito de área em uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. Utilizamos como critérios para escolha da coleção o fato de ser utilizada em uma escola pública do município de São Caitano-PE e ter sido aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD. Em linhas gerais, essa investigação considerou, entre outras coisas, construir uma visão geral da forma como o conceito de área é abordado na coleção e, especificamente, identificar e analisar as atividades propostas no livro sobre esse conceito. O aporte teórico foi constituído de uma fundamentação da ideia de conceito a partir da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990) e dos trabalhos de Focco (2003) e Ferreira (2010) acerca do conceito de área. Encontramos o conceito de área em diversas temáticas, de maneira podemos relacionar os conceitos e situações, assim utilizamos esses aportes para classificar as atividades de Área identificadas em cada livro da coleção.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42718
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Vicente Vinícius Matias.pdf1,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons