Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42718

Share on

Title: A abordagem do conceito de área em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio.
Authors: SILVA, Vicente Vinícius Matias
Keywords: Matemática (Ensino médio); Áreas - Estudo e ensino; Livros didáticos
Issue Date: 18-Dec-2018
Citation: SILVA, Vicente Vinícius Matias. A abordagem do conceito de área em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Esta pesquisa tem como finalidade investigar a abordagem do conceito de área em uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. Utilizamos como critérios para escolha da coleção o fato de ser utilizada em uma escola pública do município de São Caitano-PE e ter sido aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD. Em linhas gerais, essa investigação considerou, entre outras coisas, construir uma visão geral da forma como o conceito de área é abordado na coleção e, especificamente, identificar e analisar as atividades propostas no livro sobre esse conceito. O aporte teórico foi constituído de uma fundamentação da ideia de conceito a partir da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990) e dos trabalhos de Focco (2003) e Ferreira (2010) acerca do conceito de área. Encontramos o conceito de área em diversas temáticas, de maneira podemos relacionar os conceitos e situações, assim utilizamos esses aportes para classificar as atividades de Área identificadas em cada livro da coleção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42718
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Vicente Vinícius Matias.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons