Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42718

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorSILVA, Vicente Vinícius Matias-
dc.date.accessioned2022-02-07T13:55:05Z-
dc.date.available2022-02-07T13:55:05Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.date.submitted2022-02-04-
dc.identifier.citationSILVA, Vicente Vinícius Matias. A abordagem do conceito de área em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42718-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como finalidade investigar a abordagem do conceito de área em uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. Utilizamos como critérios para escolha da coleção o fato de ser utilizada em uma escola pública do município de São Caitano-PE e ter sido aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD. Em linhas gerais, essa investigação considerou, entre outras coisas, construir uma visão geral da forma como o conceito de área é abordado na coleção e, especificamente, identificar e analisar as atividades propostas no livro sobre esse conceito. O aporte teórico foi constituído de uma fundamentação da ideia de conceito a partir da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990) e dos trabalhos de Focco (2003) e Ferreira (2010) acerca do conceito de área. Encontramos o conceito de área em diversas temáticas, de maneira podemos relacionar os conceitos e situações, assim utilizamos esses aportes para classificar as atividades de Área identificadas em cada livro da coleção.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectÁreas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleA abordagem do conceito de área em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Jeremias Batista-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4839119622727577pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to investigate the approach of the concept of area in a collection of textbooks of Mathematics of High School. We used as criteria to choose the collection the fact of being used in a public school in the municipality of São Caitano-PE and had been approved in the National Program of Didactic Book (PNLD). In general terms, this investigation considered, among other things, an overview of the way the concept of area is approached in the collection and specifically identify and analyze the activities proposed in the book on this concept.The theoretical contribution was constituted of a foundation of the idea of concept from the Theory of Conceptual Fields of Vergnaud (1990) and the work of Focco (2003) and Ferreira (2010) on the concept of area, we find the concept of area in several themes, so we can relate the concepts and situations, so we use these contributions to classify Area activities identified in each book in the collection.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7207806687330962pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Vicente Vinícius Matias.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons