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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42696
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Title: | Aprendizagem no ensino remoto: a gênese instrumental de licenciandos com o GeoGebra em dispositivos móveis. |
Authors: | SILVA, Tarcis Teles Xavier da |
Keywords: | Artefatos digitais; Ensino remoto; Esquemas; Gênese Instrumental; Vetores |
Issue Date: | 21-Dec-2021 |
Citation: | TELES, Tarcis. APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: a gênese instrumental de licenciandos com o GeoGebra em dispositivos móveis |
Abstract: | Os cursos de geometria analítica para a formação inicial de professores, durante o tempo de ensino remoto, precisam trabalhar diversos objetos geométricos com recursos digitais. Geralmente, esses alunos não se instrumentalizaram com tais artefatos (especialmente os estudantes que iniciaram o curso durante a Pandemia). Então, como eles se desenvolvem na aprendizagem de vetores usando o software GeoGebra em dispositivos móveis? O objetivo principal desta pesquisa foi caracterizar a Gênese Instrumental de professores da formação inicial na aprendizagem de vetores utilizando o GeoGebra em dispositivos móveis. O estudo ocorreu dentro de uma oficina de extensão desenvolvida pelo projeto de pesquisa e inovação Rede de Vivências pela Inclusão Digital (ReVID-UFPE), projeto construído para minimizar o impacto entre graduandos em situação de vulnerabilidade. Os participantes da pesquisa foram dois alunos (um que recebeu o tablet e outro que ainda aguardava seu aparelho, pois só possuía seu smartphone para assistir às aulas) do Campus Agreste, pertencentes aos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física. O modelo de Orquestrações Instrumentais On-line apoiou a construção da oficina de extensão. A metodologia de pesquisa utilizada foi o Design Experiments. Como resultado, identificamos esquemas de uso dos licenciandos que eles já tinham disponíveis. Eles mobilizaram esses esquemas enquanto eram desequilibrados pelos desafios da situação dos vetores nas Orquestrações Instrumentais Online e usando componentes desconhecidos do GeoGebra. Esse processo permitiu o surgimento de novas organizações invariantes de comportamento. Em relação aos alunos, suas ações mudaram com a criação e integração de novos instrumentos. E, quanto aos artefatos, à medida que eles portam resquícios do pensamentos dos participantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42696 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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