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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42696

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Verônica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorSILVA, Tarcis Teles Xavier da-
dc.date.accessioned2022-02-03T17:40:58Z-
dc.date.available2022-02-03T17:40:58Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.citationTELES, Tarcis. APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: a gênese instrumental de licenciandos com o GeoGebra em dispositivos móveispt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42696-
dc.description.abstractOs cursos de geometria analítica para a formação inicial de professores, durante o tempo de ensino remoto, precisam trabalhar diversos objetos geométricos com recursos digitais. Geralmente, esses alunos não se instrumentalizaram com tais artefatos (especialmente os estudantes que iniciaram o curso durante a Pandemia). Então, como eles se desenvolvem na aprendizagem de vetores usando o software GeoGebra em dispositivos móveis? O objetivo principal desta pesquisa foi caracterizar a Gênese Instrumental de professores da formação inicial na aprendizagem de vetores utilizando o GeoGebra em dispositivos móveis. O estudo ocorreu dentro de uma oficina de extensão desenvolvida pelo projeto de pesquisa e inovação Rede de Vivências pela Inclusão Digital (ReVID-UFPE), projeto construído para minimizar o impacto entre graduandos em situação de vulnerabilidade. Os participantes da pesquisa foram dois alunos (um que recebeu o tablet e outro que ainda aguardava seu aparelho, pois só possuía seu smartphone para assistir às aulas) do Campus Agreste, pertencentes aos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física. O modelo de Orquestrações Instrumentais On-line apoiou a construção da oficina de extensão. A metodologia de pesquisa utilizada foi o Design Experiments. Como resultado, identificamos esquemas de uso dos licenciandos que eles já tinham disponíveis. Eles mobilizaram esses esquemas enquanto eram desequilibrados pelos desafios da situação dos vetores nas Orquestrações Instrumentais Online e usando componentes desconhecidos do GeoGebra. Esse processo permitiu o surgimento de novas organizações invariantes de comportamento. Em relação aos alunos, suas ações mudaram com a criação e integração de novos instrumentos. E, quanto aos artefatos, à medida que eles portam resquícios do pensamentos dos participantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtefatos digitaispt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEsquemaspt_BR
dc.subjectGênese Instrumentalpt_BR
dc.subjectVetorespt_BR
dc.titleAprendizagem no ensino remoto: a gênese instrumental de licenciandos com o GeoGebra em dispositivos móveis.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6045416682570918pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.description.abstractxAnalytic geometry courses for preservice teachers' education during the remote teaching time need to work diverse geometric objects with digital resources. Generally, these students have not instrumentalized these artefacts for this (especially students who started the course during the Pandemy). So how do they develop themselves on learning vectors using GeoGebra software on mobile devices? The main aim of this research was to characterize the Instrumental Genesis of preservice teachers in the learning of vectors using GeoGebra on mobile devices. The study took place within an extension workshop developed by the research and innovation project \gls{ReVID-UFPE}, built to minimize the impact among undergraduates in vulnerable situations. The research participants were two students (one who received the tablet and the other who was still waiting for his device since he only had his smartphone to attend the classes) from the Agreste Campus, belonging to the Mathematics and the Degree Physics teaching undergraduate courses. The Online Instrumental Orchestrations model supported the construction of the extension workshop. The research methodology used the Design Experiments. As a result, we identified preserved teachers' usage schemes they already had available. They mobilized these schemes while being disequilibrated by the vector situation challenges in the Online Instrumental Orchestrations and using unfamiliar GeoGebra components. This process allowed new invariant organizations of behavior to emerge. Regarding the students, their actions changed by creating and integrating new instruments. As for the artefacts, the extent to which they carry remnants of the participants' thoughts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1073-0237pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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