Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42654
Compartilhe esta página
Título: | O laboratório de ensino de matemática na concepção dos formandos do curso de matemática - licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste. |
Autor(es): | SILVA FILHO, Amauri Soares da |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Laboratórios de matemática; Professores - Formação |
Data do documento: | 4-Jul-2018 |
Citação: | SILVA FILHO, Amauri Soares da. O laboratório de ensino de matemática na concepção dos formandos do curso de matemática - licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa analisou as concepções dos formandos de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste (UFPE – CAA), sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na Educação Básica. A fundamentação teórica está baseada nas literaturas existentes que tratam sobre o LEM. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizamos um questionário como instrumento para coletar os dados. Ao todo, foram coletados os dados de vinte e cinco estudantes que responderam ao questionário. A elaboração do questionário foi pensada de modo que os discentes apresentassem respostas sobre o processo das construções de suas concepções acerca do LEM desde sua formação na Educação Básica até o momento de formação no Ensino Superior. Podemos verificar que os discentes apresentaram quatro concepções diferentes com relação às definições de LEM que abordamos em nosso trabalho: Laboratório/ Depósito-arquivo, Laboratório/ Sala ambiente (LEM), Laboratório/ Laboratório de Matemática (LM) e Laboratório/ Sala de aula. Também conseguimos perceber que as experiências vivenciadas pelos formandos, que contribuíram para a construção de suas concepções acerca do LEM e sua formação com relação a este tema, foram promovidas, na maioria dos casos, de formas distintas, o que consequentemente resultou no modo que os discentes concebem o laboratório de ensino de matemática, pois, também foram apresentados aspectos distintos sobre os fatores que estes concebem como fundamentais para a constituição e utilização deste ambiente na educação básica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42654 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA FILHO, Amauri Soares da.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons