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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42654

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Título: O laboratório de ensino de matemática na concepção dos formandos do curso de matemática - licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste.
Autor(es): SILVA FILHO, Amauri Soares da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Laboratórios de matemática; Professores - Formação
Data do documento: 4-Jul-2018
Citação: SILVA FILHO, Amauri Soares da. O laboratório de ensino de matemática na concepção dos formandos do curso de matemática - licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Este trabalho de pesquisa analisou as concepções dos formandos de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste (UFPE – CAA), sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na Educação Básica. A fundamentação teórica está baseada nas literaturas existentes que tratam sobre o LEM. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizamos um questionário como instrumento para coletar os dados. Ao todo, foram coletados os dados de vinte e cinco estudantes que responderam ao questionário. A elaboração do questionário foi pensada de modo que os discentes apresentassem respostas sobre o processo das construções de suas concepções acerca do LEM desde sua formação na Educação Básica até o momento de formação no Ensino Superior. Podemos verificar que os discentes apresentaram quatro concepções diferentes com relação às definições de LEM que abordamos em nosso trabalho: Laboratório/ Depósito-arquivo, Laboratório/ Sala ambiente (LEM), Laboratório/ Laboratório de Matemática (LM) e Laboratório/ Sala de aula. Também conseguimos perceber que as experiências vivenciadas pelos formandos, que contribuíram para a construção de suas concepções acerca do LEM e sua formação com relação a este tema, foram promovidas, na maioria dos casos, de formas distintas, o que consequentemente resultou no modo que os discentes concebem o laboratório de ensino de matemática, pois, também foram apresentados aspectos distintos sobre os fatores que estes concebem como fundamentais para a constituição e utilização deste ambiente na educação básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42654
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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