Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42654

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, Amauri Soares da-
dc.date.accessioned2022-02-02T20:32:01Z-
dc.date.available2022-02-02T20:32:01Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.date.submitted2022-02-01-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Amauri Soares da. O laboratório de ensino de matemática na concepção dos formandos do curso de matemática - licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42654-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa analisou as concepções dos formandos de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste (UFPE – CAA), sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na Educação Básica. A fundamentação teórica está baseada nas literaturas existentes que tratam sobre o LEM. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizamos um questionário como instrumento para coletar os dados. Ao todo, foram coletados os dados de vinte e cinco estudantes que responderam ao questionário. A elaboração do questionário foi pensada de modo que os discentes apresentassem respostas sobre o processo das construções de suas concepções acerca do LEM desde sua formação na Educação Básica até o momento de formação no Ensino Superior. Podemos verificar que os discentes apresentaram quatro concepções diferentes com relação às definições de LEM que abordamos em nosso trabalho: Laboratório/ Depósito-arquivo, Laboratório/ Sala ambiente (LEM), Laboratório/ Laboratório de Matemática (LM) e Laboratório/ Sala de aula. Também conseguimos perceber que as experiências vivenciadas pelos formandos, que contribuíram para a construção de suas concepções acerca do LEM e sua formação com relação a este tema, foram promovidas, na maioria dos casos, de formas distintas, o que consequentemente resultou no modo que os discentes concebem o laboratório de ensino de matemática, pois, também foram apresentados aspectos distintos sobre os fatores que estes concebem como fundamentais para a constituição e utilização deste ambiente na educação básica.pt_BR
dc.format.extent103p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLaboratórios de matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleO laboratório de ensino de matemática na concepção dos formandos do curso de matemática - licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5615595674484092pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxThis research work analyzed the conceptions of students mathematics graduates of the Federal University of Pernambuco at the Agreste Academic Center (UFPE – ACC), about the Mathematics Teaching Laboratory (MTL) in Basic Education. The theoretical basic is based on existing literature dealing with the LEM. The research is qualitative in nature and we used a questionnaire as instrument to collect the data. In all, data were collected from twenty-five students who answered the questionnaire. The elaboration of the questionnaire was designed so that the students presented answers about the process of the constructions of their conceptions about the LEM from its formation in Basic Education until the moment of formation in Higher Education. We can verify that the students presented four different conceptions regarding the definitions of LEM that we approached in our work: Laboratory/ Storage-archive, Laboratory/ Room environment (LEM), Laboratory/ Laboratory of Mathematics (LM) and Laboratory/ Classroom. We also noticed that the experiences of the trainees, who contributed to the construction of their conceptions about LEM and their formation in relation to this theme, were promoted, in most cases, in different ways, which consequently resulted in the way that the students conceive the mathematics teaching laboratory, because, also different aspects were also presented on the factors they conceive as fundamental for the constitution and use of this environment in basic education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA FILHO, Amauri Soares da.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons