Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42652

Compartilhe esta página

Título: Análise dos conhecimentos em polinômios dos discentes da licenciatura em matemática do CAA usando ENADE e o concurso do SEE-PE.
Autor(es): SILVA, Anne Jaqueline da
Palavras-chave: Pernambuco. Secretaria de Educação, Cultura e Esportes; Polinômios; Avaliação educacional; Ensino superior - Avaliação - Brasil
Data do documento: 30-Nov-2018
Citação: SILVA, Anne Jaqueline da. Análise dos conhecimentos em polinômios dos discentes da licenciatura em matemática do CAA usando ENADE e o concurso do SEE-PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Este trabalho visa investigar a concepção pessoal acerca do conhecimento matemático dos discentes do curso de Matemática-Licenciatura no CAA diante de questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de questões do concurso de docentes na SEE-PE. Apesar das particularidades regionais da educação matemática, existem certos assuntos definidos pelo MEC e que devem integrar a base comum das graduações do país. Temos como objetivo comparar a noção dos alunos acerca do próprio conhecimento sobre polinômios em temas como fórmula de Bháskara, teorema da raiz racional, divisão de polinômios, teorema da fatoração primária. Com esse objetivo, coletamos as questões de todas as edições do ENADE e das últimas duas provas da SEE-PE. Aplicamos um questionário para verificar em quais pontos os alunos do CAA consideravam seus conhecimentos suficientes para resolver as questões. Dadas às questões levantadas, percebe-se que os alunos puderam responder com mais segurança às questões relacionadas ao exame do ENADE.Isto indica que a graduação está oferecendo subsídios suficientes para que o aluno solucione as questões deste exame nacional. Mesmo com um resultado sutilmente menor em média de acertos, o desempenho nas provas do SEE-PE também foi bom, mostrando que o aluno não está deficiente nos conteúdos básicos de polinômios. No entanto, os alunos também indicaram que precisariam de mais comprometimento pessoal e do reforço em disciplinas para obterem melhores resultados nas provas. A partir disso, considera-se que futuros docentes já têm resultado bom. Contudo, com o aprimoramento das disciplinas, poderiam chegar ainda melhores resultados. A colaboração deste trabalho pode levar os integrantes do curso a melhorarem as disciplinas onde se estuda temas de Álgebra e Matemática básica que formam o conhecimento dos alunos em anéis de polinômios.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42652
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Anne Jaqueline da.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons