Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42652

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcilio Ferreira dos-
dc.contributor.authorSILVA, Anne Jaqueline da-
dc.date.accessioned2022-02-02T20:31:13Z-
dc.date.available2022-02-02T20:31:13Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.date.submitted2022-02-01-
dc.identifier.citationSILVA, Anne Jaqueline da. Análise dos conhecimentos em polinômios dos discentes da licenciatura em matemática do CAA usando ENADE e o concurso do SEE-PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42652-
dc.description.abstractEste trabalho visa investigar a concepção pessoal acerca do conhecimento matemático dos discentes do curso de Matemática-Licenciatura no CAA diante de questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de questões do concurso de docentes na SEE-PE. Apesar das particularidades regionais da educação matemática, existem certos assuntos definidos pelo MEC e que devem integrar a base comum das graduações do país. Temos como objetivo comparar a noção dos alunos acerca do próprio conhecimento sobre polinômios em temas como fórmula de Bháskara, teorema da raiz racional, divisão de polinômios, teorema da fatoração primária. Com esse objetivo, coletamos as questões de todas as edições do ENADE e das últimas duas provas da SEE-PE. Aplicamos um questionário para verificar em quais pontos os alunos do CAA consideravam seus conhecimentos suficientes para resolver as questões. Dadas às questões levantadas, percebe-se que os alunos puderam responder com mais segurança às questões relacionadas ao exame do ENADE.Isto indica que a graduação está oferecendo subsídios suficientes para que o aluno solucione as questões deste exame nacional. Mesmo com um resultado sutilmente menor em média de acertos, o desempenho nas provas do SEE-PE também foi bom, mostrando que o aluno não está deficiente nos conteúdos básicos de polinômios. No entanto, os alunos também indicaram que precisariam de mais comprometimento pessoal e do reforço em disciplinas para obterem melhores resultados nas provas. A partir disso, considera-se que futuros docentes já têm resultado bom. Contudo, com o aprimoramento das disciplinas, poderiam chegar ainda melhores resultados. A colaboração deste trabalho pode levar os integrantes do curso a melhorarem as disciplinas onde se estuda temas de Álgebra e Matemática básica que formam o conhecimento dos alunos em anéis de polinômios.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPernambuco. Secretaria de Educação, Cultura e Esportespt_BR
dc.subjectPolinômiospt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Avaliação - Brasilpt_BR
dc.titleAnálise dos conhecimentos em polinômios dos discentes da licenciatura em matemática do CAA usando ENADE e o concurso do SEE-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3074549840149563pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6605510533220352pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to investigate personal conception regarding the mathematical knowledge of students in the CAA Mathematics Graduate course in terms of the National Student Performance Examination (ENADE - Portuguese acronym) and the SEE-PE teacher tendering exam. Despite the regional particularities of mathematics education, there are certain common base subjects, as defined by the Ministry of Education, which are required curriculum for all degrees throughout the country. Our objective is to compare students' ideas regarding their own knowledge of polynomials in relation to topics such as the Bháskara formula, rational root theorem, polynomial division and primary factorization theorem. To this end, we have collected all of the questions from every edition of the ENADE, as well as those of the last two SEE-PE tests. We employed a questionnaire to verify at which point the CAA students considered their knowledge sufficient to solve the questions. In light of the questions used, it becomes clear that the students were capable of confidently answering questions from the ENADE exam. This indicates that graduate course is providing sufficient tools for the student to resolve the questions of this national exam. Even with slightly lesser results in terms of correct answers, performance on the SEE-PE tests was also good, showing that the students are not lacking in the basic polynomial content. However, students also indicated that they would require more personal commitment and additional study of certain subjects in order to achieve better test scores. Based on this, it can be understood that future teachers are already demonstrating good results. However, through improvement of the subjects, better results could be obtained. The collaboration of this paper may lead course participants to improve the subjects in which Algebra and basic Mathematics are studied, forming student knowledge of polynomial rings.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Anne Jaqueline da.pdf1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons