Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42652
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Marcilio Ferreira dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Anne Jaqueline da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T20:31:13Z | - |
dc.date.available | 2022-02-02T20:31:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Anne Jaqueline da. Análise dos conhecimentos em polinômios dos discentes da licenciatura em matemática do CAA usando ENADE e o concurso do SEE-PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42652 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho visa investigar a concepção pessoal acerca do conhecimento matemático dos discentes do curso de Matemática-Licenciatura no CAA diante de questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de questões do concurso de docentes na SEE-PE. Apesar das particularidades regionais da educação matemática, existem certos assuntos definidos pelo MEC e que devem integrar a base comum das graduações do país. Temos como objetivo comparar a noção dos alunos acerca do próprio conhecimento sobre polinômios em temas como fórmula de Bháskara, teorema da raiz racional, divisão de polinômios, teorema da fatoração primária. Com esse objetivo, coletamos as questões de todas as edições do ENADE e das últimas duas provas da SEE-PE. Aplicamos um questionário para verificar em quais pontos os alunos do CAA consideravam seus conhecimentos suficientes para resolver as questões. Dadas às questões levantadas, percebe-se que os alunos puderam responder com mais segurança às questões relacionadas ao exame do ENADE.Isto indica que a graduação está oferecendo subsídios suficientes para que o aluno solucione as questões deste exame nacional. Mesmo com um resultado sutilmente menor em média de acertos, o desempenho nas provas do SEE-PE também foi bom, mostrando que o aluno não está deficiente nos conteúdos básicos de polinômios. No entanto, os alunos também indicaram que precisariam de mais comprometimento pessoal e do reforço em disciplinas para obterem melhores resultados nas provas. A partir disso, considera-se que futuros docentes já têm resultado bom. Contudo, com o aprimoramento das disciplinas, poderiam chegar ainda melhores resultados. A colaboração deste trabalho pode levar os integrantes do curso a melhorarem as disciplinas onde se estuda temas de Álgebra e Matemática básica que formam o conhecimento dos alunos em anéis de polinômios. | pt_BR |
dc.format.extent | 72p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pernambuco. Secretaria de Educação, Cultura e Esportes | pt_BR |
dc.subject | Polinômios | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Avaliação - Brasil | pt_BR |
dc.title | Análise dos conhecimentos em polinômios dos discentes da licenciatura em matemática do CAA usando ENADE e o concurso do SEE-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3074549840149563 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6605510533220352 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aims to investigate personal conception regarding the mathematical knowledge of students in the CAA Mathematics Graduate course in terms of the National Student Performance Examination (ENADE - Portuguese acronym) and the SEE-PE teacher tendering exam. Despite the regional particularities of mathematics education, there are certain common base subjects, as defined by the Ministry of Education, which are required curriculum for all degrees throughout the country. Our objective is to compare students' ideas regarding their own knowledge of polynomials in relation to topics such as the Bháskara formula, rational root theorem, polynomial division and primary factorization theorem. To this end, we have collected all of the questions from every edition of the ENADE, as well as those of the last two SEE-PE tests. We employed a questionnaire to verify at which point the CAA students considered their knowledge sufficient to solve the questions. In light of the questions used, it becomes clear that the students were capable of confidently answering questions from the ENADE exam. This indicates that graduate course is providing sufficient tools for the student to resolve the questions of this national exam. Even with slightly lesser results in terms of correct answers, performance on the SEE-PE tests was also good, showing that the students are not lacking in the basic polynomial content. However, students also indicated that they would require more personal commitment and additional study of certain subjects in order to achieve better test scores. Based on this, it can be understood that future teachers are already demonstrating good results. However, through improvement of the subjects, better results could be obtained. The collaboration of this paper may lead course participants to improve the subjects in which Algebra and basic Mathematics are studied, forming student knowledge of polynomial rings. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Anne Jaqueline da.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons