Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42629
Compartilhe esta página
Título: | A educação física escolar enquanto instrumento da educação emocional na prevenção à anorexia nervosa no ensino médio |
Autor(es): | OLIVEIRA, Jaine Silva |
Palavras-chave: | Anorexia nervosa; Inteligência emocional; Educação física escolar |
Data do documento: | 2-Dez-2019 |
Abstract: | A anorexia é um transtorno classificado pela Organização Mundial da Saúde como um transtorno alimentar. Dentre os fatores que podem ocasionar o mesmo, se tem a insatisfação corporal proveniente de padrões estéticos preestabelecidos e a inabilidade de expressão de sentimentos de forma saudável, sendo a anorexia, uma forma de expressão desses sentimentos. Assim sendo, este trabalho objetivou estudar como a Educação Física escolar pode ser utilizada na prevenção à anorexia se utilizando da Educação Emocional. Para isto, foi realizado um trabalho de revisão da literatura com o intuito de pesquisar como a Educação Emocional pode se utilizar da Educação Física no âmbito escolar. Após a análise de dados, foi constatado que a Educação Emocional se torna efetiva quando a afetividade é trabalhada nas relações professor/aluno. Sendo a Educação Física disciplina relacionada diretamente com o movimento humano, a mesma acaba se tornando mais eficiente ao promover a desmistificação do magro como belo, além de trabalhar questões emocionais de forma transversal em sua pratica pedagógica, tornado assim o tralho da educação emocional, não só algo que acontece esporadicamente, mas tornando o trabalho constante e significativo para os indivíduos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42629 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira, Jaine Silva.pdf | 752,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons