Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42629

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jaine Silva-
dc.date.accessioned2022-02-01T16:34:13Z-
dc.date.available2022-02-01T16:34:13Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.date.submitted2022-02-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42629-
dc.description.abstractA anorexia é um transtorno classificado pela Organização Mundial da Saúde como um transtorno alimentar. Dentre os fatores que podem ocasionar o mesmo, se tem a insatisfação corporal proveniente de padrões estéticos preestabelecidos e a inabilidade de expressão de sentimentos de forma saudável, sendo a anorexia, uma forma de expressão desses sentimentos. Assim sendo, este trabalho objetivou estudar como a Educação Física escolar pode ser utilizada na prevenção à anorexia se utilizando da Educação Emocional. Para isto, foi realizado um trabalho de revisão da literatura com o intuito de pesquisar como a Educação Emocional pode se utilizar da Educação Física no âmbito escolar. Após a análise de dados, foi constatado que a Educação Emocional se torna efetiva quando a afetividade é trabalhada nas relações professor/aluno. Sendo a Educação Física disciplina relacionada diretamente com o movimento humano, a mesma acaba se tornando mais eficiente ao promover a desmistificação do magro como belo, além de trabalhar questões emocionais de forma transversal em sua pratica pedagógica, tornado assim o tralho da educação emocional, não só algo que acontece esporadicamente, mas tornando o trabalho constante e significativo para os indivíduos.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnorexia nervosapt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleA educação física escolar enquanto instrumento da educação emocional na prevenção à anorexia nervosa no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2033150871279110pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxAnorexia is a disorder classified by the World Health Organization as an eating disorder. Among the factors that can cause the same are body dissatisfaction with preapplied aesthetic standards and the inability to show feelings in a healthy way, being anorexia, a form of expression of these feelings. Thus, this study aimed at studying how school Physical Education can be used to prevent anorexia using Emotional Education. Therefore, the literature review was conducted to research how Emotional Education can use Physical Education at school. After analysis , it was found that the Emotional Education becomes effective when the affectivity is worked in the teacher / student relations. Being a discipline of Physical Education directly specialized in human movement, it ends up becoming more efficient, promoting the demystification of skinny as beautiful, besides working with emotional issues in its pedagogical practice, making the work of emotional education, not only sporadic, but constant and meaningful to individuals.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Jaine Silva.pdf752,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons