Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42629

Share on

Title: A educação física escolar enquanto instrumento da educação emocional na prevenção à anorexia nervosa no ensino médio
Authors: OLIVEIRA, Jaine Silva
Keywords: Anorexia nervosa; Inteligência emocional; Educação física escolar
Issue Date: 2-Dec-2019
Abstract: A anorexia é um transtorno classificado pela Organização Mundial da Saúde como um transtorno alimentar. Dentre os fatores que podem ocasionar o mesmo, se tem a insatisfação corporal proveniente de padrões estéticos preestabelecidos e a inabilidade de expressão de sentimentos de forma saudável, sendo a anorexia, uma forma de expressão desses sentimentos. Assim sendo, este trabalho objetivou estudar como a Educação Física escolar pode ser utilizada na prevenção à anorexia se utilizando da Educação Emocional. Para isto, foi realizado um trabalho de revisão da literatura com o intuito de pesquisar como a Educação Emocional pode se utilizar da Educação Física no âmbito escolar. Após a análise de dados, foi constatado que a Educação Emocional se torna efetiva quando a afetividade é trabalhada nas relações professor/aluno. Sendo a Educação Física disciplina relacionada diretamente com o movimento humano, a mesma acaba se tornando mais eficiente ao promover a desmistificação do magro como belo, além de trabalhar questões emocionais de forma transversal em sua pratica pedagógica, tornado assim o tralho da educação emocional, não só algo que acontece esporadicamente, mas tornando o trabalho constante e significativo para os indivíduos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42629
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Oliveira, Jaine Silva.pdf752,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons