Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42598

Compartilhe esta página

Título: Conhecimento de professores de matemática sobre a probabilidade condicional e seu ensino.
Autor(es): MELO, Monalisa Silva
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Probabilidades; Professores de matemática
Data do documento: 4-Jul-2018
Citação: MELO, Monalisa Silva. Conhecimento de professores de matemática sobre a probabilidade condicional e seu ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O presente estudo tem por objetivo investigar os conhecimentos de professores do Ensino Médio concernente a probabilidade condicional e seu ensino. A mesma foi realizada com seis professores de matemática do nível de escolaridade do Ensino Médio brasileiro (estudantes de 15/16 até 17/18 anos de idade) de escolas da rede pública de ensino do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE. A literatura atual e os documentos curriculares apontam para a importância da abordagem das noções de condicionalidade e independência com os estudantes do Ensino Médio. Identificamos estudos que abordam os conhecimentos necessários para ensinar matemática, e também pesquisas que analisam vieses frequentes no entendimento da probabilidade condicional. Utilizamos como procedimento metodológico a aplicação de um questionário com três itens e uma entrevista estruturada realizada individualmente com cada professor. Na análise dos resultados, percebemos que este grupo de professores apresentam lacunas no conhecimento sobre o conteúdo de probabilidade; entretanto nos itens que os professores puderam tecer reflexões, os mesmos, apontam relações entre a probabilidade e estatística e possíveis caminhos para a abordagem da probabilidade nas turmas de matemática, constituindo-se como um fato positivo com relação ao ensino dos referidos conteúdos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42598
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, Monalisa Silva.pdf865,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons