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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42597
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Título : | Combinatória no ensino médio: discussões sobre problemas, representações e panoramas a partir da análise de livros didáticos. |
Autor : | MÉLO, Risoneide Maria de |
Palabras clave : | Matemática - Estudo e ensino; Análise combinatória; Livros didáticos; Ensino médio |
Fecha de publicación : | 7-mar-2018 |
Citación : | MÉLO, Risoneide Maria de. Combinatória no ensino médio: discussões sobre problemas, representações e panoramas a partir da análise de livros didáticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Resumen : | Esse trabalho tem como objetivo Analisar os diferentes aspectos de Combinatória dos livros didáticos do Ensino Médio. Nessa perspectiva, consideramos os diferentes tipos de problemas combinatórios, procedimentos das resoluções, panoramas e contextos utilizados pelos livros didáticos. Para isso escolheu-se dois livros de Matemática do 2º ano do Ensino Médio que foram adotados em uma escola estadual de Caruaru. O foco da análise proposta se deu tanto em relação à introdução dos conteúdos quanto as atividades resolvidas, problemas propostos e exercícios. Para identificar os panoramas propostos pelos problemas classificamos com base na pesquisa Coutinho e Barbosa (2015). Com relação aos tipos de problemas combinatórios, utilizamos a classificação proposta pelos livros didáticos escolhidos, categorizados em Formalista, Instrumental, Ilustrativo e Comparativo para comunicar o conceito de Princípio Fundamental da Contagem, Fatorial, Permutação, Arranjo Simples e Combinação Simples. Foram analisados 171 atividades no livro de Souza(2013) e 159 atividades no livro de Dante (2016) dos conteúdos de Fatorial, Permutação, Arranjo e Combinação. Nos capítulos observados constatou-se que não há consenso na distribuição desses conteúdos, ficando a cargo de cada autor a determinação do tipo de problema mais frequente. Com relação aos panoramas observamos que os autores enfatizam o instrumental nos problemas de arranjo e combinação, enquanto que nos problemas de permutação o formalista é priorizado por ambos os autores. Verificou-se nos livros analisados propostas que possibilitam o trabalho com mais de um panorama, a ênfase foi bem maior no livro de Souza (2013). O panorama menos trabalhado em todos os conceitos foi o comparativo, defende-se que a comparação entre problemas combinatórios, pode promover conhecimentos sobre a diferenciação dos problemas a partir de propriedades que podem ser evidenciadas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42597 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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