Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42597

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorMÉLO, Risoneide Maria de-
dc.date.accessioned2022-01-28T19:49:34Z-
dc.date.available2022-01-28T19:49:34Z-
dc.date.issued2018-03-07-
dc.date.submitted2022-01-27-
dc.identifier.citationMÉLO, Risoneide Maria de. Combinatória no ensino médio: discussões sobre problemas, representações e panoramas a partir da análise de livros didáticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42597-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo Analisar os diferentes aspectos de Combinatória dos livros didáticos do Ensino Médio. Nessa perspectiva, consideramos os diferentes tipos de problemas combinatórios, procedimentos das resoluções, panoramas e contextos utilizados pelos livros didáticos. Para isso escolheu-se dois livros de Matemática do 2º ano do Ensino Médio que foram adotados em uma escola estadual de Caruaru. O foco da análise proposta se deu tanto em relação à introdução dos conteúdos quanto as atividades resolvidas, problemas propostos e exercícios. Para identificar os panoramas propostos pelos problemas classificamos com base na pesquisa Coutinho e Barbosa (2015). Com relação aos tipos de problemas combinatórios, utilizamos a classificação proposta pelos livros didáticos escolhidos, categorizados em Formalista, Instrumental, Ilustrativo e Comparativo para comunicar o conceito de Princípio Fundamental da Contagem, Fatorial, Permutação, Arranjo Simples e Combinação Simples. Foram analisados 171 atividades no livro de Souza(2013) e 159 atividades no livro de Dante (2016) dos conteúdos de Fatorial, Permutação, Arranjo e Combinação. Nos capítulos observados constatou-se que não há consenso na distribuição desses conteúdos, ficando a cargo de cada autor a determinação do tipo de problema mais frequente. Com relação aos panoramas observamos que os autores enfatizam o instrumental nos problemas de arranjo e combinação, enquanto que nos problemas de permutação o formalista é priorizado por ambos os autores. Verificou-se nos livros analisados propostas que possibilitam o trabalho com mais de um panorama, a ênfase foi bem maior no livro de Souza (2013). O panorama menos trabalhado em todos os conceitos foi o comparativo, defende-se que a comparação entre problemas combinatórios, pode promover conhecimentos sobre a diferenciação dos problemas a partir de propriedades que podem ser evidenciadas.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleCombinatória no ensino médio: discussões sobre problemas, representações e panoramas a partir da análise de livros didáticos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0762857275756162pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze the different aspects of Combinatory of high school textbooks. In this perspective, we consider the different types of combinatorial problems, procedures of the resolutions, panoramas and contexts used by textbooks. For that, two Mathematics books of the 2nd year of High School were chosen that were adopted in a state school of Caruaru. The focus of the proposed analysis was as much in relation to the introduction of the contents as the solved activities, proposed problems and exercises. To identify the scenarios proposed by the problems we classify based on the research Coutinho and Barbosa (2015). With regard to the types of combinatorial problems, we used the classification proposed by the chosen textbooks, categorized in Formalist, Instrumental, Illustrative and Comparative, to communicate the concept of Fundamental Principle of Counting, Factorial, Permutation, Simple Arrangement and Simple Combination. We analyzed 171 activities in the book of Souza (2013) of the contents of Factorial, simple permutation, Simple Arrangement and Combination. In the observed chapters it was verified that there is no consensus on the distribution of these contents, being the responsibility of each author to determine the most frequent type of problem. Regarding the scenarios we observed that the authors emphasize the instrumental in the problems of arrangement and combination, whereas in the problems of permutation the formalist is prioritized by both authors. The books analyzed presented proposals that make possible the work with more than one panorama, the emphasis was much greater in the book of Souza (2013). The least worked out picture in all the concepts was the comparative one, it is defended that the comparison between combinatorial problems, can promote knowledge on the differentiation of the problems from properties that can be evidenced.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÉLO, Risoneide Maria de.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons