Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42593
Comparte esta pagina
Título : | Contribuições da Educação física por meio da cultura corporal de movimento para pessoas com deficiência física |
Autor : | ARAGÃO, Leila Dayane da Silva |
Palabras clave : | Educação física inclusiva; Educação física para deficientes |
Fecha de publicación : | 2-dic-2019 |
Resumen : | Tendo em vista que a educação física escolar, por meio da cultura corporal de movimento, tem um papel importante no desenvolvimento e na qualidade de vida, desde que planejada e adequada à faixa etária e as condições do indivíduo, pesquisa-se sobre suas contribuições para pessoas com deficiência física. Para tanto, se faz necessário compreender o percurso histórico da educação física e sua relação com a história das pessoas com deficiência e classificar a deficiência física; Analisar os impactos da cultura corporal de movimento para as pessoas com deficiência física. Realiza-se, então, uma pesquisa de forma qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica da literatura, a partir de publicações de artigos científicos nacionais, nas bases de dados MedLine e SCIELO, com período de tempo indeterminado, leis federais, além de livros consultados na Biblioteca do Centro Acadêmico de Vitória. Diante disso, verifica-se que a educação física é um importante meio para promover a inclusão de pessoas com deficiência física, através da interação nas práticas da cultura corporal de movimento; os permite conhecer o corpo e suas habilidades; contribui para sua autonomia; estimula a interação com os demais alunos, promovendo também o respeito às diferenças individuais e valorização do ser humano. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42593 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 Leila 09.12.2019.pdf | 684,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons