Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42593

Comparte esta pagina

Título : Contribuições da Educação física por meio da cultura corporal de movimento para pessoas com deficiência física
Autor : ARAGÃO, Leila Dayane da Silva
Palabras clave : Educação física inclusiva; Educação física para deficientes
Fecha de publicación : 2-dic-2019
Resumen : Tendo em vista que a educação física escolar, por meio da cultura corporal de movimento, tem um papel importante no desenvolvimento e na qualidade de vida, desde que planejada e adequada à faixa etária e as condições do indivíduo, pesquisa-se sobre suas contribuições para pessoas com deficiência física. Para tanto, se faz necessário compreender o percurso histórico da educação física e sua relação com a história das pessoas com deficiência e classificar a deficiência física; Analisar os impactos da cultura corporal de movimento para as pessoas com deficiência física. Realiza-se, então, uma pesquisa de forma qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica da literatura, a partir de publicações de artigos científicos nacionais, nas bases de dados MedLine e SCIELO, com período de tempo indeterminado, leis federais, além de livros consultados na Biblioteca do Centro Acadêmico de Vitória. Diante disso, verifica-se que a educação física é um importante meio para promover a inclusão de pessoas com deficiência física, através da interação nas práticas da cultura corporal de movimento; os permite conhecer o corpo e suas habilidades; contribui para sua autonomia; estimula a interação com os demais alunos, promovendo também o respeito às diferenças individuais e valorização do ser humano.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42593
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC 2 Leila 09.12.2019.pdf684,93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons