Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42593

Compartilhe esta página

Título: Contribuições da Educação física por meio da cultura corporal de movimento para pessoas com deficiência física
Autor(es): ARAGÃO, Leila Dayane da Silva
Palavras-chave: Educação física inclusiva; Educação física para deficientes
Data do documento: 2-Dez-2019
Abstract: Tendo em vista que a educação física escolar, por meio da cultura corporal de movimento, tem um papel importante no desenvolvimento e na qualidade de vida, desde que planejada e adequada à faixa etária e as condições do indivíduo, pesquisa-se sobre suas contribuições para pessoas com deficiência física. Para tanto, se faz necessário compreender o percurso histórico da educação física e sua relação com a história das pessoas com deficiência e classificar a deficiência física; Analisar os impactos da cultura corporal de movimento para as pessoas com deficiência física. Realiza-se, então, uma pesquisa de forma qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica da literatura, a partir de publicações de artigos científicos nacionais, nas bases de dados MedLine e SCIELO, com período de tempo indeterminado, leis federais, além de livros consultados na Biblioteca do Centro Acadêmico de Vitória. Diante disso, verifica-se que a educação física é um importante meio para promover a inclusão de pessoas com deficiência física, através da interação nas práticas da cultura corporal de movimento; os permite conhecer o corpo e suas habilidades; contribui para sua autonomia; estimula a interação com os demais alunos, promovendo também o respeito às diferenças individuais e valorização do ser humano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42593
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 Leila 09.12.2019.pdf684,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons