Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42593

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorARAGÃO, Leila Dayane da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-28T18:21:33Z-
dc.date.available2022-01-28T18:21:33Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.date.submitted2022-01-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42593-
dc.description.abstractTendo em vista que a educação física escolar, por meio da cultura corporal de movimento, tem um papel importante no desenvolvimento e na qualidade de vida, desde que planejada e adequada à faixa etária e as condições do indivíduo, pesquisa-se sobre suas contribuições para pessoas com deficiência física. Para tanto, se faz necessário compreender o percurso histórico da educação física e sua relação com a história das pessoas com deficiência e classificar a deficiência física; Analisar os impactos da cultura corporal de movimento para as pessoas com deficiência física. Realiza-se, então, uma pesquisa de forma qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica da literatura, a partir de publicações de artigos científicos nacionais, nas bases de dados MedLine e SCIELO, com período de tempo indeterminado, leis federais, além de livros consultados na Biblioteca do Centro Acadêmico de Vitória. Diante disso, verifica-se que a educação física é um importante meio para promover a inclusão de pessoas com deficiência física, através da interação nas práticas da cultura corporal de movimento; os permite conhecer o corpo e suas habilidades; contribui para sua autonomia; estimula a interação com os demais alunos, promovendo também o respeito às diferenças individuais e valorização do ser humano.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física inclusivapt_BR
dc.subjectEducação física para deficientespt_BR
dc.titleContribuições da Educação física por meio da cultura corporal de movimento para pessoas com deficiência físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxGiven that school physical education, through the body culture of movement, has an important role in the development and quality of life, as long as it is planned and appropriate to the age group and the conditions of the individual, research on their contributions to people with physical disabilities. Therefore, it is necessary to understand the historical course of physical education and its relationship with the history of people with disabilities and to classify the physical disability; Analyze the impacts of body movement culture on people with physical disabilities. A qualitative research is then performed through a literature review, from publications of national scientific articles, in the MedLine and SCIELO databases, with an indefinite period of time, federal laws, as well as books consulted in the library of Academic Center of Vitoria. Given this, it appears that school physical education is an important means to promote the inclusion of people with physical disabilities and allows them to know the body and their skills, contributes to their autonomy, stimulates interaction with other students, also promoting the respect for individual differences and valuing the human being.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 Leila 09.12.2019.pdf684,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons