Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42584

Share on

Title: Análise de erros matemáticos: como analisam os erros os discentes da licenciatura em matemática.
Authors: SANTOS, Joicy Larissa Gonçalves
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Erro; Aprendizagem
Issue Date: 11-Jun-2018
Citation: SANTOS, Joicy Lariça Gonçalves. Análise de erros matemáticos: como analisam os erros os discentes da licenciatura em matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O êxito tem sido usado como critério de aprendizagem, e dentro desse paradigma, tudo que o atrapalhe, deve ser evitado, como é o caso do erro. Não é de se estranhar que muitos professores considerem o erro como algo inaceitável, ou seja, totalmente negativo. Dessa forma, o erro deixa de ser visto como indicador dos passos utilizados pelos alunos e sua análise como necessária para ajudar no desenvolvimento dos mesmos. No entanto, a análise de erros desempenha um forte papel na construção da aprendizagem, essa compreensão é que justifica a pesquisa aqui desenvolvida, sobre a importância do erro, através de sua análise e categorização para a intervenção docente tendo em vista os processos de aprendizagem. Portanto, teremos o propósito de retratar as distintas formas que os licenciandos utilizaram e que poderiam utilizar para analisar os erros dos alunos. A pesquisa se desenvolveu através da aplicabilidade de questionários com questões matemáticas dentro do conteúdo Equações Polinomiais do 2° grau para alunos do 1° período do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no intuito de analisar os erros decorrentes das possíveis respostas de tais alunos, segundo o Modelo de Análise Didática dos Erros (MADE). Essas respostas foram analisadas e avaliadas por licenciandos do 9° período do mesmo curso. Assim, através da compreensão das análises dos licenciandos do 9° período tivemos conhecimento de como os mesmos analisam os erros, e se o relacionam ao paradigma que o associa como algo negativo, ou seja, que deve ser evitado ainda se encontra presente nas práticas desenvolvidas por estes, ou se podemos constatar a presença de outro paradigma, que o analise como algo que pode ser construtivo no ensino e aprendizagem do aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42584
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Joicy Lariça Gonçalves.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons