Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42584
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Joicy Larissa Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-27T12:09:04Z | - |
dc.date.available | 2022-01-27T12:09:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Joicy Lariça Gonçalves. Análise de erros matemáticos: como analisam os erros os discentes da licenciatura em matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42584 | - |
dc.description.abstract | O êxito tem sido usado como critério de aprendizagem, e dentro desse paradigma, tudo que o atrapalhe, deve ser evitado, como é o caso do erro. Não é de se estranhar que muitos professores considerem o erro como algo inaceitável, ou seja, totalmente negativo. Dessa forma, o erro deixa de ser visto como indicador dos passos utilizados pelos alunos e sua análise como necessária para ajudar no desenvolvimento dos mesmos. No entanto, a análise de erros desempenha um forte papel na construção da aprendizagem, essa compreensão é que justifica a pesquisa aqui desenvolvida, sobre a importância do erro, através de sua análise e categorização para a intervenção docente tendo em vista os processos de aprendizagem. Portanto, teremos o propósito de retratar as distintas formas que os licenciandos utilizaram e que poderiam utilizar para analisar os erros dos alunos. A pesquisa se desenvolveu através da aplicabilidade de questionários com questões matemáticas dentro do conteúdo Equações Polinomiais do 2° grau para alunos do 1° período do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no intuito de analisar os erros decorrentes das possíveis respostas de tais alunos, segundo o Modelo de Análise Didática dos Erros (MADE). Essas respostas foram analisadas e avaliadas por licenciandos do 9° período do mesmo curso. Assim, através da compreensão das análises dos licenciandos do 9° período tivemos conhecimento de como os mesmos analisam os erros, e se o relacionam ao paradigma que o associa como algo negativo, ou seja, que deve ser evitado ainda se encontra presente nas práticas desenvolvidas por estes, ou se podemos constatar a presença de outro paradigma, que o analise como algo que pode ser construtivo no ensino e aprendizagem do aluno. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Erro | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise de erros matemáticos: como analisam os erros os discentes da licenciatura em matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0838094159881936 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The success has been used as a learning criterion, and within that paradigm, everything that hinders it should be avoided, as is the case with error. It is not surprising that many teachers consider error as something unacceptable, that is, totally negative. In this way, the error is no longer seen as an indicator of the steps used by the students and its analysis as necessary to assist in their development. However, the error analysis plays a strong role in the construction of learning, this understanding is what justifies the research developed here, about the importance of error, through its analysis and categorization for a teacher intervention in view of the learning processes. Therefore, we will have the purpose of portraying the distinct ways that the licentiateship student used and that could be use to analyze the erros of the students. The research it developed through the applicability of questionnaires with mathematical questions within the content Polynomial Equations of the 2nd degree for students of the 1st period of Mathematics-Licentiateship course of the Federal University of Pernambuco (UFPE), in order to anlyze the errors resulting from the possible answers of such students, according to the Model of Didactic Analysis of Errors (MADE). These answers were analyzed and evaluated by licentiateship students of the 9th period of the same course. Thus, through the understanding of the analysis of the licentiateship students of the 9th period, we have learned how they analyze the errors of these students, and if the paradigm that associates it as something negative, that is, that should be avoided is still present in the practices developed by these, or if we can verify the presence of another paradigm, that analyzes it as something that can be constructive in the teaching and learning of the student. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Joicy Lariça Gonçalves.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons