Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42571

Comparte esta pagina

Título : A dança contato improvisação fomenta uma consciência /ações humanizantes em educandos do ensino médio
Autor : SILVA, Thaís Maria da
Palabras clave : Dança – estudo e ensino; Dança para crianças
Fecha de publicación : 11-nov-2019
Resumen : Observando as características do atual sistema educacional e suas possíveis lacunas, nos deparamos com a necessidade da busca por uma educação mais humanizadora. Diante disto, este estudo tem como objetivo verificar se vivências da dança contato improvisação numa perspectiva humanizadora fomenta uma consciência /ações humanizantes por parte de educandos do ensino médio. O presente estudo trata-se de uma pesquisa-ação, tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Participaram do estudo 20 estudantes do primeiro ano do ensino médio do EREM Antônio Dias Cardoso da cidade de Vitória de Santo Antão- PE. Desenvolvemos intervenções de dança contato improvisação no mês de maio de 2019. Como instrumento para a coleta utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Formação humana inclui, portanto, todos os esforços educacionais na preparação do educando para encontrar a sua espiritualidade, mas se realiza de fato quando o educando assume a sua busca de forma autônoma. Entendemos que a dança contato improvisação, pode ser uma ferramenta pedagógica transformadora, humanizadora. Cabe ao educador tecer os caminhos, fomentar o encontro dialogando com temas transversais como por exemplo: gênero, sexualidade e violência, estimulando a auto expressão, a descoberta e o dialogo, onde o sujeito tenha consciência de que lado está neste mundo. O presente trabalho confere uma perspectiva de olhares que atingem as várias disciplinas do currículo escolar, como a educação física, arte e dança.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42571
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Thaís Maria da.pdf1,56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons