Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42571
Compartilhe esta página
Título: | A dança contato improvisação fomenta uma consciência /ações humanizantes em educandos do ensino médio |
Autor(es): | SILVA, Thaís Maria da |
Palavras-chave: | Dança – estudo e ensino; Dança para crianças |
Data do documento: | 11-Nov-2019 |
Abstract: | Observando as características do atual sistema educacional e suas possíveis lacunas, nos deparamos com a necessidade da busca por uma educação mais humanizadora. Diante disto, este estudo tem como objetivo verificar se vivências da dança contato improvisação numa perspectiva humanizadora fomenta uma consciência /ações humanizantes por parte de educandos do ensino médio. O presente estudo trata-se de uma pesquisa-ação, tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Participaram do estudo 20 estudantes do primeiro ano do ensino médio do EREM Antônio Dias Cardoso da cidade de Vitória de Santo Antão- PE. Desenvolvemos intervenções de dança contato improvisação no mês de maio de 2019. Como instrumento para a coleta utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Formação humana inclui, portanto, todos os esforços educacionais na preparação do educando para encontrar a sua espiritualidade, mas se realiza de fato quando o educando assume a sua busca de forma autônoma. Entendemos que a dança contato improvisação, pode ser uma ferramenta pedagógica transformadora, humanizadora. Cabe ao educador tecer os caminhos, fomentar o encontro dialogando com temas transversais como por exemplo: gênero, sexualidade e violência, estimulando a auto expressão, a descoberta e o dialogo, onde o sujeito tenha consciência de que lado está neste mundo. O presente trabalho confere uma perspectiva de olhares que atingem as várias disciplinas do currículo escolar, como a educação física, arte e dança. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42571 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Thaís Maria da.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons