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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42571

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorSILVA, Thaís Maria da-
dc.date.accessioned2022-01-26T18:43:40Z-
dc.date.available2022-01-26T18:43:40Z-
dc.date.issued2019-11-11-
dc.date.submitted2022-01-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42571-
dc.description.abstractObservando as características do atual sistema educacional e suas possíveis lacunas, nos deparamos com a necessidade da busca por uma educação mais humanizadora. Diante disto, este estudo tem como objetivo verificar se vivências da dança contato improvisação numa perspectiva humanizadora fomenta uma consciência /ações humanizantes por parte de educandos do ensino médio. O presente estudo trata-se de uma pesquisa-ação, tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Participaram do estudo 20 estudantes do primeiro ano do ensino médio do EREM Antônio Dias Cardoso da cidade de Vitória de Santo Antão- PE. Desenvolvemos intervenções de dança contato improvisação no mês de maio de 2019. Como instrumento para a coleta utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Formação humana inclui, portanto, todos os esforços educacionais na preparação do educando para encontrar a sua espiritualidade, mas se realiza de fato quando o educando assume a sua busca de forma autônoma. Entendemos que a dança contato improvisação, pode ser uma ferramenta pedagógica transformadora, humanizadora. Cabe ao educador tecer os caminhos, fomentar o encontro dialogando com temas transversais como por exemplo: gênero, sexualidade e violência, estimulando a auto expressão, a descoberta e o dialogo, onde o sujeito tenha consciência de que lado está neste mundo. O presente trabalho confere uma perspectiva de olhares que atingem as várias disciplinas do currículo escolar, como a educação física, arte e dança.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDança para criançaspt_BR
dc.titleA dança contato improvisação fomenta uma consciência /ações humanizantes em educandos do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3319114455046905pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559214Z7pt_BR
dc.description.abstractxObserving the characteristics of the current education system and its possible gaps, we are faced with the need to search for a more humanizing education. Given this, this study aims to verify if dance contact improvisation experiences in a humanizing perspective fosters a humanizing awareness / actions by high school students. The present study is an action research, type of empirical research that is conceived and carried out in close association with an action or the resolution of a collective problem and in which researchers and participants representative of the situation or problem are involved cooperatively or participatively. Twenty first year high school students from the EREM Antônio Dias Cardoso from Vitória de Santo Antão-PE participated in the study. We developed dance contact improvisation interventions in May 2019. As a tool for the collection we used the technique of Collective Subject Discourse (CSD). Human formation therefore includes all educational efforts in the preparation of the learner to find his spirituality, but it is in fact realized when the learner takes up his quest autonomously. We understand that dance contact improvisation can be a transformative, humanizing pedagogical tool. It is up to the educator to weave the paths, foster the encounter by dialoguing with cross-cutting themes such as gender, sexuality and violence, stimulating self-expression, discovery and dialogue, where the subject is aware of which side is in this world. This paper gives a perspective of looks that reach the subjects of the school curriculum, such as physical education and art.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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