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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42555
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Title: | Investigando o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico durante a disciplina fundamentos da geometria plana. |
Authors: | ARAÚJO, Gilvaneide Evelyn Silva |
Keywords: | Geometria - Estudo e ensino; Triângulo; Congruências e restos |
Issue Date: | 10-Dec-2018 |
Citation: | ARAÚJO, Gilvaneide Evelyn Silva. Investigando o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico durante a disciplina Fundamentos da geometria plana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | A pouca atenção dada ao ensino da Geometria na escolarização básica é um fator que pode justificar a dificuldade de alguns alunos que ingressam no Ensino Superior, em especial no curso de Licenciatura em Matemática. Ao estudarmos Geometria, desenvolvemos o raciocínio geométrico e nos tornamos capazes de resolver situações geométricas com mais facilidade. O presente trabalho teve como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico de alguns alunos do curso de Licenciatura em Matemática antes e após cursarem a disciplina Fundamentos da Geometria Plana, tendo como foco a congruência de triângulos. O principal referencial teórico utilizado na nossa pesquisa foi a Teoria de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele. Para coleta de dados elaboramos dois questionários que foram aplicados no início e no final do semestre, ambos compostos por questões envolvendo congruência de triângulos e apontando para os diferentes níveis de pensamento geométrico da teoria utilizada. Participaram da pesquisa dezoito estudantes matriculados na disciplina Fundamentos da Geometria Plana. A análise dos dados constatou que alguns estudantes se encontram no nível de Visualização e Análise com relação ao conteúdo de Congruência de triângulos mesmo depois do pós-teste aplicado. Podemos pensar em justificativas para esse resultado, quando observamos respostas em branco, o que pode ser considerado como dificuldades dos licenciandos, ou com o conteúdo dos questionários, ou com o número de questões pedidas. Outro fator que pode ter contribuído para esse resultado é que tanto a ementa da disciplina, quanto a metodologia adotada pela mesma, não tem como objetivo focalizar a discussão no pensamento geométrico de Van Hiele. Consideramos ainda que o fato de pensar um conteúdo geométrico nos quatro níveis de pensamento geométrico originou aprendizagens relativas à congruência de triângulos, assim como nos permitiu observar o nível de pensamento geométrico que foi desenvolvido/apresentado gerando discussões que podem ser aproveitadas na formação inicial de professores de matemática a fim de minimizar as dificuldades encontradas no desenvolvimento do pensamento geométrico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42555 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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