Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42555

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorARAÚJO, Gilvaneide Evelyn Silva-
dc.date.accessioned2022-01-25T19:39:32Z-
dc.date.available2022-01-25T19:39:32Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.date.submitted2022-01-25-
dc.identifier.citationARAÚJO, Gilvaneide Evelyn Silva. Investigando o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico durante a disciplina Fundamentos da geometria plana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42555-
dc.description.abstractA pouca atenção dada ao ensino da Geometria na escolarização básica é um fator que pode justificar a dificuldade de alguns alunos que ingressam no Ensino Superior, em especial no curso de Licenciatura em Matemática. Ao estudarmos Geometria, desenvolvemos o raciocínio geométrico e nos tornamos capazes de resolver situações geométricas com mais facilidade. O presente trabalho teve como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico de alguns alunos do curso de Licenciatura em Matemática antes e após cursarem a disciplina Fundamentos da Geometria Plana, tendo como foco a congruência de triângulos. O principal referencial teórico utilizado na nossa pesquisa foi a Teoria de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele. Para coleta de dados elaboramos dois questionários que foram aplicados no início e no final do semestre, ambos compostos por questões envolvendo congruência de triângulos e apontando para os diferentes níveis de pensamento geométrico da teoria utilizada. Participaram da pesquisa dezoito estudantes matriculados na disciplina Fundamentos da Geometria Plana. A análise dos dados constatou que alguns estudantes se encontram no nível de Visualização e Análise com relação ao conteúdo de Congruência de triângulos mesmo depois do pós-teste aplicado. Podemos pensar em justificativas para esse resultado, quando observamos respostas em branco, o que pode ser considerado como dificuldades dos licenciandos, ou com o conteúdo dos questionários, ou com o número de questões pedidas. Outro fator que pode ter contribuído para esse resultado é que tanto a ementa da disciplina, quanto a metodologia adotada pela mesma, não tem como objetivo focalizar a discussão no pensamento geométrico de Van Hiele. Consideramos ainda que o fato de pensar um conteúdo geométrico nos quatro níveis de pensamento geométrico originou aprendizagens relativas à congruência de triângulos, assim como nos permitiu observar o nível de pensamento geométrico que foi desenvolvido/apresentado gerando discussões que podem ser aproveitadas na formação inicial de professores de matemática a fim de minimizar as dificuldades encontradas no desenvolvimento do pensamento geométrico.pt_BR
dc.format.extent76p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTriângulopt_BR
dc.subjectCongruências e restospt_BR
dc.titleInvestigando o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico durante a disciplina fundamentos da geometria plana.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0903744242727544pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe little attention given to the teaching of Geometry in basic schooling is a factor that may justify the difficulty of some students when of entering Higher Education, especially in the degree course in Mathematics. When we study Geometry, we develop geometric reasoning and become able to solve geometric situations more easily. The present work had as objective to investigate the level of geometric thinking of some students of the Degree in Mathematics before and after studying the discipline Fundamentals of Flat Geometry, focusing on the congruence of triangles. The main theoretical reference used in our research was Van Hiele's Theory of Geometric Thought Development. For data collection, we developed two questionnaires that were applied at the beginning and at the end of the semester, both composed of questions involving congruence of triangles and pointing to the different levels of geometric thinking of the theory used. Participated in the study, eighteen students matriculated in the discipline Fundamentals of Flat Geometry. The analysis of the data found that some students are in the level of Visualization and Analysis with respect to the content of Congruence of triangles even after the applied post-test. We can think of justifications for this result when we observe blank answers, which can be considered as difficulties of the students, or with the content of the questionnaires, or with the number of questions asked. Another factor that may have contributed to this result is that both the syllabus of the discipline and the methodology adopted by it do not aim to focus the discussion on Van Hiele's geometric thinking. We also consider that the fact of thinking a geometric content in the four levels of geometric thought originated learning related to the congruence of triangles, as well as allowed us to observe the level of geometric thinking that was developed/presented generating discussions that can be used in the initial teacher training of mathematics in order to minimize the difficulties encountered in the development of geometric thinking.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO, Gilvaneide Evelyn Silva.pdf2,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons