Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42523
Comparte esta pagina
Título : | Concepções de licenciandos em matemática acerca do conteúdo congruência modular na sua prática docente. |
Autor : | DANTAS, Vanessa Moura da Silva |
Palabras clave : | Formação docente; Congruência modular; Aprendizagem matemática; Aplicação |
Fecha de publicación : | 14-dic-2021 |
Citación : | DANTAS, Vanessa Moura da Silva. Concepções de licenciandos em matemática acerca do conteúdo congruência modular na sua prática docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | Este trabalho objetivou investigar a concepção dos discentes de matemática da UFPE/CAA, que já cursaram ou estão cursando a disciplina Teoria dos Números, sobre o conteúdo Congruência Modular e como relaciona-lo com conteúdos fundamentados por ele na Educação Básica. Bem como se esses discentes se sentem mais preparados para ensinar na Educação Básica após estudarem a Congruência Modular no Ensino Superior. Considerando que o curso de Matemática-Licenciatura tem como objetivo a formação de professores de matemática, isto é, de profissionais que terão como tarefa educar através da matemática, é relevante conhecer como os estudantes do curso relacionam os conteúdos do Ensino Superior com a sua prática docente. Nesse sentido, foi proposta uma pesquisa qualitativa e descritiva, a fim de identificar essas concepções com uma amostra de estudantes do curso de Matemática-Licenciatura. Devido à pandemia por COVID-19 e ao confinamento social imposto como uma das ações de combate, a coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado do Google Formulários. Os resultados deste trabalho apontam que o conteúdo é abordado no Ensino Superior de modo relacionado com os conteúdos da Educação Básica, e que, mesmo que uma parte dos estudantes participantes desta pesquisa ainda não atuem como docentes, há um reconhecimento, por parte deles, da importância de que sejam abordados, na formação de professores de matemática, temas que se aproximem da prática na Educação Básica. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42523 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vanessa Dantas.pdf | 704,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons